Semam vai lançar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de João Pessoa

Por Jô Vital – em

Mais de 240 profissionais e estudantes se inscreveram para o III Fórum de Qualidade Ambiental : Mudanças Climáticas, que será realizado dia 1º de março de 2018, em João Pessoa, das 8h às 18h, no teatro Armando Monteiro Neto, na sede da Fiep, na Rua Rodrigues Chaves, 90, Centro de João Pessoa.

O III Fórum é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB). O Fórum integra uma série de eventos, já promovidos pela Semam, com foco nas principais questões ambientais. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas, de graça, no link https://goo.gl/forms/Q9sxiaORNLh3fs7B2 , onde também é possível acessar a programação do evento.

Durante o III Fórum de Qualidade Ambiental, a Semam vai lançar o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de João Pessoa. O Inventário é coordenado pelos técnicos da Semam e foi elaborado em parceria com técnicos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 cidades e regiões de diversos portes, em mais de cem países. O Iclei oferece apoio para que os municípios desenvolvam políticas e ações pela sustentabilidade.

O Inventário tem o objetivo de estabelecer um perfil de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cidade e é um dos pré-requisitos para a implantação de políticas públicas de gestão das mudanças climáticas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, o Inventário é um marco na elaboração das políticas ambientais da cidade de João Pessoa. “O primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de João Pessoa é uma ferramenta indispensável para a política ambiental da cidade e, sem dúvida, vai contribuir para qualificarmos as ações de diversas outras secretarias do Município. É um instrumento que vai permitir a transversalidade das políticas públicas ambientais da cidade”, concluiu.

III Fórum de Qualidade Ambiental : Mudanças Climáticas – Os fóruns têm como público principal gestores ambientais da Região Metropolitana de João Pessoa, estudantes universitários e técnicos de cursos da área ambiental como Engenharia Ambiental, Arquitetura, Geografia, Biologia, entre outros. Também participam secretarias municipais como Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Prefeitura do Recife, órgãos estaduais e federais como Cagepa, Energisa, Cinep, Ministério Público Federal da Paraíba, UFPB, OAB e Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).

Para entender a sequência dos fóruns:

A Semam promoveu, em 2016 e 2017, uma série de fóruns que tiveram como foco as principais questões ambientais. No caso dos fóruns metropolitanos, os representantes das cidades da Região Metropolitana são convidados a partilhar suas experiências, como palestrantes.

Fóruns já realizados

– I Fórum de Qualidade Ambiental da Cidade de João Pessoa – Licença Ambiental – 22 de novembro de 2016
– II Fórum de Qualidade Ambiental da Cidade de João Pessoa – Panorama dos Recursos Hídricos – 19 de dezembro de 2016
– I Fórum de Gestão Ambiental da Região Metropolitana – 11 de abril de 2017
– I Fórum Municipal de Educação Ambiental – 7 e 8 de novembro de 2017

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semam-vai-lancar-o-inventario-de-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-de-joao-pessoa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …