Barroso diz que existe pacto oligárquico contra a Lava Jato – JOTA

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federa, afirmou que existe um pacto oligárquico para promover uma operação abafa sobre a Lava Jato. Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo neste domingo (25), o ministro afirmou haver inclusive representantes do Judiciário nesta articulação. No texto, Barroso não nomina quem seriam os aliados destes que o ministro chama de representantes da “velha ordem”.

Em entrevista à GloboNews, o ministro explicou as diferenças entre ele e o ministro Gilmar Mendes, cuja principal evidência foi a discussão áspera no plenário no ano passado. Barroso disse, sobre as divergências com o colega, que tem diferente visão de país e de Direito e acrescentou que ele, Barroso, “não faz parte do pacto oligárquico e nem tem esta identificação com este modelo que está aí”.

O texto foi escrito por Barroso como contraponto ao artigo de autoria do professor Conrado Hübner Mendes, da Universidade de São Paulo. Hübner afirmou no texto que os ministros do Supremo agridem a democracia.

“Às vésperas dos 30 anos da Constituição de 1998, temos um tribunal constitucional desencontrado. O STF promete mais do que deve, entrega menos do que pode, disfarça tanto quanto consegue”, escreveu o professor da USP.

Barroso, em resposta, afirmou que as críticas institucionais feitas por Hübner são injustas e enumerou contribuições que o Supremo deu para país nos últimos anos, como as decisões sobre aborto de fetos anencefálicos, constitucionalidade da Lei Maria da Pena e ampliação dos seus efeitos, equiparação entre união estável e casamento, cotas nas universidades e no serviço público, desnecessidade de autorização prévia para publicação de biografias, fim das doações empresariais de campanha.

“ Temos andado na direção certa, ainda quando não na velocidade desejada. E, nos dias ruins, há sempre um consolo libertador, que vale para todos e ajuda a mudar o mundo: não importa o que esteja acontecendo à sua volta, faça o melhor que puder”, concluiu Barroso.

Fonte Oficial: https://www.jota.info/stf/do-supremo/barroso-diz-que-existe-pacto-oligarquico-contra-lava-jato-25022018.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Juiz decide que irmão de Ciro não cometeu crime ao chamar Temer de chefe de quadrilha – Congresso em Foco

O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal de Brasília, rejeitou uma queixa-crime apresentada pelo …