Câmara Municipal de São Paulo Turismólogos recebem homenagem na Câmara

Turismólogos foram homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

DOUGLAS MATOS
DA REDAÇÃO

A maior cidade do país é também uma gigante do Turismo. De acordo com a SPTuris (São Paulo Turismo), a capital recebe cerca de 15 milhões de visitantes em 2017 . Essa multidão movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões por ano. E quem procura São Paulo, seja pelo lazer ou para fazer negócios, não pode reclamar de falta de opções: são 158 museus, 145 teatros e casas de espetáculo e mais de 50 mil bares e restaurantes. Além disso, das cem maiores empresas privadas do mundo, 38 estão por aqui.

Apesar de pujante, o setor poderia estar melhor. A crise atrasou parte do crescimento ainda que os danos tenham sido bem menores do que em outras áreas da economia. Isso porque, especialmente no caso paulistano, a agenda de eventos corporativos, aliada à consolidação do calendário festivo da cidade, com destaque para o Carnaval – incluindo os blocos de rua – e o Réveillon, têm contribuído para manter os números equilibrados.

“Durante o Carnaval, por exemplo, os hotéis tiveram um crescimento de 47% de ocupação. Isso é espetacular para a geração de riqueza na cidade. E também confirma a frase que diz que, no turismo, a gente coloca muito pouco investimento para ter um retorno muito grande. Além disso, São Paulo já é muito bem preparada para receber o turista, com seus eventos, museus e atividades culturais”, disse David Barioni Neto, presidente da SPTuris.

Neto esteve na Câmara Municipal de São Paulo, nesta sexta-feira (2/3), para representar o prefeito João Doria (PSDB) em uma Sessão Solene em homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo paulistano.

O evento, promovido pela vereadora Adriana Ramalho (PSDB), também fez alusão ao Dia do Turismólogo Paulistano, que ainda não é uma data oficial da cidade, mas consta no Projeto de Lei (PL) 803/2017,  de autoria da parlamentar tucana.

“Eu fiz questão de abraçar essa causa. Ainda mais porque eu trabalhei por mais de 10 anos no Sinthoresp (Sindicato de Hotéis e Restaurantes). E a gente sabe a importância de valorizar cada vez mais o turismo. Porque o turismo é o caminho para o desenvolvimento econômico e para a gente conseguir sair dessa crise. E acredito que essa conscientização do dia 2 de março vai fortalecer essa causa e vai ajudar a estimular o turismo na cidade”.

Oportunidades

No caso de São Paulo, o estímulo ao turismo destacado pela vereadora encontra um solo fértil. É justamente o cenário considerado promissor, em uma cidade já reconhecida como polo comercial, gastronômico e cultural, que torna a busca por novas oportunidades de expansão tão otimistas.

Uma outra pesquisa da SPTuris aponta, por exemplo, que 85% dos turistas que visitam a capital paulista são brasileiros de outras cidades ou estados. Ou seja, apenas 15% chegam de outros países. Para o secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, os números representam uma oportunidade clara.

“São Paulo é uma das maiores capitais do mundo em termos de turismo e negócios. E é exatamente esse turista estrangeiro que chega aqui que nós queremos que conheça mais a nossa cidade e o nosso Estado. Muitas vezes ele chega, participa das feiras e congressos, mas acaba aproveitando os outros dias em outros estados, no Rio de Janeiro ou Nordeste. Nada contra os outros estados, mas precisamos estimular esse visitante a aproveitar mais os nossos atrativos e a conhecer melhor todo o nosso potencial turístico”, afirmou Arbex.

Ainda no campo das oportunidades, a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, Aline Cardoso, ressaltou a relação de proximidade entre o turismo e a geração de emprego e renda.

“Hoje, como secretária, eu penso no turismo como um grande empregador, com oportunidade para milhões de pessoas. E acredito que nem de longe nós superamos nosso potencial turístico. Temos muito a fazer e muito a mostrar. Por isso temos pensado muito em como podemos ajudar o setor por meio da política. E já temos visto algumas possibilidades, como a capacitação de mão de obra e apoio aos empreendedores do ramo”.

“Nós estamos lançando, por exemplo, ainda neste mês, uma grande iniciativa em prol da gastronomia. Temos ainda os pólos de ecoturismo de Paralheiros e da Cantareira. Esse são alguns dos mecanismos que temos para alavancar o potencial dessas regiões e do setor como um todo”.

Turismólogos

Em referência à proposta de criação do Dia do Turismólogo Paulistano, a presidente do Instituto Global de Desenvolvimento Econômico e Social, Silva Rubino Shuy, chamou a atenção para a importância do reconhecimento aos profissionais do setor.

“É uma atividade que gera muita riqueza e oportunidades mesmo em meio à crise. Hoje nós já conseguimos atingir mais de 250 seguimentos diferenciados do mercado. Então, eu diria que a formação do turismólogo e a valorização das pessoas que se dedicam ao trabalho do turismo é essencial. E foi em uma conversa com a vereadora Adriana Ramalho que nós expusemos essa questão. Porque havia a necessidade, sim, de buscarmos uma data e um reconhecimento à nossa atividade. E agora eu tenho certeza que nós, turismólogos, temos a nossa representação dentro desta Casa”, agradeceu.

As palavras de Silvia foram reforçadas pelo presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando.

“Os turismólogos facilitam encontros, criam espaços de convivência, estreitam relações e lidam com vidas. Todos nós estamos envolvidos em uma só cadeia produtiva. E cada um aqui presente pode fazer a diferença, lembrando que estamos prontos para receber visitantes de todo o mundo. Na nossa entidade temos o slogan ‘São Paulo é tudo de bom’. Mas hoje a gente complementa isso com ‘São Paulo é tudo de bom, e os turismólogos paulistanos também”.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/turismologos-recebem-homenagem-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …