Caravana Nacional das Prerrogativas tem pacto por valorização e homenagem póstuma em São Gonçalo (RJ) – OAB

Brasília (DF) – A ida da Caravana Nacional das Prerrogativas à Subseção de São Gonçalo (RJ) encerrou a passagem da iniciativa por solo fluminense. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, proferiu discurso acerca da valorização do exercício profissional de advogadas e advogados. Também foi realizada homenagem a um advogado assassinado em 2017.

“Prerrogativas formam a grande marca dessa gestão. Estamos efetivamente promovendo uma caminhada pelo Brasil, indo ao encontro dos colegas. A Ordem entende que o fortalecimento da advocacia é essencial para a defesa da sociedade”, disse Lamachia.

Ele também lembrou as conquistas da OAB que perpassam a classe e significam vitórias para todos os cidadãos. “A OAB é muito mais que uma entidade de classe. Ela tem compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, e, por isso, tem sido chamada para participar dos grandes debates nacionais. Neste intuito, participamos ativamente de momentos importantes da história recente como a cassação do então todo poderoso Eduardo Cunha, além de exercermos papel fundamental nos pedidos de impeachment de dois presidentes da República”, completou.

Em seu discurso Lamachia também ressaltou a importância de um Sistema OAB cada vez mais independente. Para ele, isto é fundamental para que a entidade possa exercer efetivamente a defesa da Constituição Federal, com pautas contra majoritárias como a garantia da presunção de inocência, análise de legalidade das conduções coercitivas e proposições a exemplo da inconstitucionalidade da Lei do Desacato. “Isso sem nos descuidarmos de pautas corporativas como a criminalização da violação das prerrogativas”, completou.

O presidente nacional da OAB foi agraciado com a Medalha Celso Fontenelle, que reconhece os relevantes serviços jurídicos e o reconhecimento prestado à Subseção de São Gonçalo.

Homenagem póstuma

Acompanhado do presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, Lamachia participou de um desagravo póstumo ao advogado Wagner Salgado, assassinado em fevereiro de 2017 juntamente com a esposa e a filha. Na época do crime, Salgado ocupava o cargo de diretor de eventos da Subseção da OAB São Gonçalo.

“O momento do Rio e do país é delicado, mas a Ordem tem a obrigação de apontar a bússola na direção certa. O Conselho Federal apoiará incondicionalmente a Seccional e a Subseção no tocante ao processo relacionado a este brutal e covarde assassinato. Que não tenhamos mais que enfrentar situações como esta, mas que tenhamos um Brasil mais justo e respeitoso, onde advogados e advogadas sejam agentes de transformação social”, observou.

Para Santa Cruz, o sentimento não é de vingança, mas de cumprimento da lei. “Que os responsáveis por esse assassinato respondam por ele”, disse. Ele também comentou a crise atual no Estado. “Dirigir a Ordem em um momento de crescimento é uma coisa. Num momento de crise e mudanças é outra. Quando o advogado está sofrendo, ele vem para a entidade. Só unidos iremos superar essa fase. Quero ressaltar a importância do trabalho coletivo”, conclamou.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56179/caravana-nacional-das-prerrogativas-tem-pacto-por-valorizacao-e-homenagem-postuma-em-sao-goncalo-rj.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …