“Corrupção é inaceitável”, afirma a ministra Cármen Lúcia durante cerimônia de lançamento do Prêmio Innovare – STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, destacou nesta quinta-feira (8), durante a cerimônia de lançamento do 15º Prêmio Innovare no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que a ética não é uma escolha pessoal, mas, sim, uma forma de viver solidária, "coerente com os valores do bem por todas as pessoas". Para a ministra a corrupção é algo "inaceitável", que deve ser combatido por todos.

"Corrupção é inaceitável, qualquer que seja sua forma. Não há justiça por corrupção, porque a corrupção é uma forma de prática de injustiça que nenhum cidadão aceita", afirmou a presidente do STF. “Qualquer pessoa se sente injuriada com a prática”, completou, lembrando que “corrupção é crime e como tal deve ser combatido nos termos da lei”.

Segundo a ministra, o Sistema de Justiça tem o dever de combater todas as práticas que levem à corrupção. Para ela, é dever de todos da geração de hoje passar às novas gerações “que nós lutamos para que tenhamos uma sociedade nos termos previstos no preâmbulo da Constituição: livre, justa e solidária”. “A democracia vive da confiança do cidadão nas suas instituições, e não se confia em instituições corruptas ou onde as pessoas pratiquem corrupções e não tenham instituições suficientemente fortes, vigorosas e comprometidas com o combate e a superação deste estado de coisas”, afirmou a presidente do STF, destacando a importância do Prêmio Innovare para promover novas práticas de combate à corrupção.

Mesmo com tema livre, a edição deste ano do Innovare traz o combate à corrupção como mote principal para a escolha dos trabalhos que serão premiados. Para a ministra Cármen Lúcia, o combate à corrupção deve ser o tema central no Brasil e no mundo.

Além da presidente do STF, participaram do evento os ministros do STF Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia.

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e do STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Judiciário.

JR/AD

Ouça a íntegra do discurso da ministra Cármen Lúcia.

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=371735.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …