Câmara Municipal de São Paulo Câmara inicia preparação de professores para o Parlamento Jovem Paulistano 2018

DA REDAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o ‘Parlamento Jovem Paulistano 2018 – Capacitação de Professores’, da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

O curso será voltado principalmente a docentes do Ensino Fundamental II de escolas públicas e particulares da cidade.

O objetivo é trabalhar a questão do envolvimento político de estudantes e preparar a participação para o evento Parlamento Jovem Paulistano, realizado anualmente na Casa.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Paulistano é um dos concursos mais esperados do ano por alunos da rede pública e privada da capital paulista.

Os estudantes vencedores participam de uma verdadeira jornada parlamentar na Câmara, com diplomação e exercício de mandato. Por um dia, os jovens terão a oportunidade de conhecer a vivência única das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

De maneira simbólica, os legisladores da Casa vão ceder seus lugares aos jovens vencedores do pleito. Ao assumir as cadeiras, os ‘pequenos vereadores’ poderão desenvolver trabalhos e apresentar Projetos, inclusive votando as propostas apresentadas pelos colegas.

Desde 2001, todos os estudantes do sexto e do nono ano de escolas públicas ou particulares do Município podem se candidatar a uma dos assentos do Parlamento Jovem.

Treinamento 2018

O treinamento  para os professores deve ocorrer em três datas, sempre aos sábados. No dia 24 de março, no Salão Nobre, a temática será ‘ Democracia e participação na juventude’. Também está prevista uma visita guiada pelas dependências do Palácio Anchieta.

Em abril (7/4), será a vez de abordar o processo e a elaboração legislativa, com a realização da “Oficina de Projeto de Lei”.

Na semana seguinte, a aula vai ocorrer no ‘Plenário 1º de Maio’, e terá como destaque o próprio Parlamento Jovem Paulistano, com explicações detalhadas sobre as questões: “O que é?”, Como Participar? e “Como foi a experiência de 2017”. A programação termina como uma dinâmica sobre cidadania.

O curso é gratuito, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui .

Veja abaixo a programação:

24/3 (sábado), 13h-17h – Salão Nobre

Democracia e participação na juventude – Visita guiada pelas dependências do Palácio Anchieta

7/4 (sábado), 9h-13h – Salão Nobre

Processo Legislativo e Elaboração Legislativa – Oficina de Projeto de Lei

14/4 (sábado), 9h-13h – Plenário 1o de maio

Parlamento Jovem Paulistano – o que é, como participar e experiência de 2017 – Dinâmica sobre o tema cidadania

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/camara-inicia-preparacao-de-professores-para-o-parlamento-jovem-paulistano-2018/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sarau Literário homenageia escritor, cronista e jornalista Lourenço Diaféria

Atualizado em (24/09/2018 – 20h50) | Geral, Notícias FELIPE PALMADA …