Câmara Municipal de São Paulo Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas homenageia Corpo de Bombeiros

ANDRÉ CATTO
DA TV CÂMARA

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira (12/3) uma Sessão Solene para a entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas. Esta foi a 9ª edição do evento, criado para homenagear o Corpo de Bombeiros e os integrantes que se destacam na corporação.

O coronel Caldas, que dá nome ao prêmio, ganhou destaque por sua atuação durante os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus, no centro de São Paulo, na década de 1970. Juntas, as duas tragédias deixaram mais de 200 mortos e pelo menos 600 feridos.

Para o vereador Ricardo Nunes (MDB), presidente da solenidade, o evento é uma forma de reconhecer o trabalho da corporação. “Nós já temos o Corpo de Bombeiros como uma instituição de valor. Este é mais um momento em que a cidade mostra a importância desses profissionais. O carinho e o reconhecimento vêm de toda a população”, disse.

A premiação foi criada pela resolução nº 6 de 2009, dez anos depois da morte de Caldas, em 1999. Em cada edição, são homenageados cinco bombeiros, indicados pelo Comando Geral da Polícia Militar.

O subtenente Carlos Alberto Lauer recebeu a honraria e agradeceu a homenagem. “É uma grande responsabilidade representar todos os meus colegas. Sinto-me honrado ao receber esse reconhecimento tão importante para a categoria, principalmente por se tratar de uma condecoração que leva o nome do coronel Caldas”, contou.

O cabo Ivan Carlos Mendes, do 3º Grupamento de Bombeiros, também foi premiado nesta edição. Ele se destacou por ter salvado um homem em uma torre de energia, a 40 metros de altura.

“A pessoa, com problemas psicológicos, subiu na torre e não conseguia descer. Lá em cima, ela desmaiou. Então, eu subi para fazer o resgate. Hoje, o sentimento é de gratidão não só por esse caso, mas por tudo o que pude fazer pela corporação”, agradeceu.

Outro premiado, o cabo Jair Ortiz Esteves, do 2º Grupamento de Bombeiros, ressaltou o orgulho de pertencer à categoria. “Ser bombeiro é uma honra enorme. Também é muito gratificante representar todos aqueles que estão lá fora, com raça e determinação, debaixo de chuva e de sol, trabalhando pelas pessoas”, disse.

Além deles, receberam a honraria o sargento Olair Agostinho Flores, do 4º Grupamento de Bombeiros, e o cabo Antonio Carlos Sobreira, do 1º Grupamento.

Durante o evento, também foram homenageados policiais militares que se recusaram a receber R$ 800 mil em propina, no início deste mês. Na ocasião, dois homens foram flagrados pelos PMs com quase R$ 2 milhões em um carro, na zona oeste de São Paulo, e ofereceram o valor para não serem detidos. “Os policiais tiveram uma atitude verdadeiramente republicana”, disse Ricardo Nunes.

Além disso, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o evento homenageou a cabo Ellen Cristina do Carmo, que representou as militares da corporação. “A mulher se destaca em vários setores dentro do Corpo de Bombeiros, e este é um ato muito significativo. Há 22 anos eu represento as mulheres na corporação, e tenho certeza de que todas elas também estão muito felizes neste momento”, disse.

Junto com o vereador Ricardo Nunes, compuseram a mesa da Sessão Solene o coronel Max Mena; o tenente-coronel Ricardo Vieira Peixoto; o major Maurício Biloti Machado Cunha; o tenente-coronel Marcelo Higino Alves da Silveira; o escritor e professor de Direito Civil Nimias Melo; e o major Rudyard Paiva, subchefe da Assessoria Militar da Prefeitura de São Paulo, representando o prefeito João Doria (PSDB).

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/premio-coronel-helio-barbosa-caldas-homenageia-corpo-de-bombeiros/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sarau Literário homenageia escritor, cronista e jornalista Lourenço Diaféria

Atualizado em (24/09/2018 – 20h50) | Geral, Notícias FELIPE PALMADA …