Câmara Municipal de São Paulo Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas homenageia Corpo de Bombeiros

ANDRÉ CATTO
DA TV CÂMARA

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira (12/3) uma Sessão Solene para a entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas. Esta foi a 9ª edição do evento, criado para homenagear o Corpo de Bombeiros e os integrantes que se destacam na corporação.

O coronel Caldas, que dá nome ao prêmio, ganhou destaque por sua atuação durante os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus, no centro de São Paulo, na década de 1970. Juntas, as duas tragédias deixaram mais de 200 mortos e pelo menos 600 feridos.

Para o vereador Ricardo Nunes (MDB), presidente da solenidade, o evento é uma forma de reconhecer o trabalho da corporação. “Nós já temos o Corpo de Bombeiros como uma instituição de valor. Este é mais um momento em que a cidade mostra a importância desses profissionais. O carinho e o reconhecimento vêm de toda a população”, disse.

A premiação foi criada pela resolução nº 6 de 2009, dez anos depois da morte de Caldas, em 1999. Em cada edição, são homenageados cinco bombeiros, indicados pelo Comando Geral da Polícia Militar.

O subtenente Carlos Alberto Lauer recebeu a honraria e agradeceu a homenagem. “É uma grande responsabilidade representar todos os meus colegas. Sinto-me honrado ao receber esse reconhecimento tão importante para a categoria, principalmente por se tratar de uma condecoração que leva o nome do coronel Caldas”, contou.

O cabo Ivan Carlos Mendes, do 3º Grupamento de Bombeiros, também foi premiado nesta edição. Ele se destacou por ter salvado um homem em uma torre de energia, a 40 metros de altura.

“A pessoa, com problemas psicológicos, subiu na torre e não conseguia descer. Lá em cima, ela desmaiou. Então, eu subi para fazer o resgate. Hoje, o sentimento é de gratidão não só por esse caso, mas por tudo o que pude fazer pela corporação”, agradeceu.

Outro premiado, o cabo Jair Ortiz Esteves, do 2º Grupamento de Bombeiros, ressaltou o orgulho de pertencer à categoria. “Ser bombeiro é uma honra enorme. Também é muito gratificante representar todos aqueles que estão lá fora, com raça e determinação, debaixo de chuva e de sol, trabalhando pelas pessoas”, disse.

Além deles, receberam a honraria o sargento Olair Agostinho Flores, do 4º Grupamento de Bombeiros, e o cabo Antonio Carlos Sobreira, do 1º Grupamento.

Durante o evento, também foram homenageados policiais militares que se recusaram a receber R$ 800 mil em propina, no início deste mês. Na ocasião, dois homens foram flagrados pelos PMs com quase R$ 2 milhões em um carro, na zona oeste de São Paulo, e ofereceram o valor para não serem detidos. “Os policiais tiveram uma atitude verdadeiramente republicana”, disse Ricardo Nunes.

Além disso, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o evento homenageou a cabo Ellen Cristina do Carmo, que representou as militares da corporação. “A mulher se destaca em vários setores dentro do Corpo de Bombeiros, e este é um ato muito significativo. Há 22 anos eu represento as mulheres na corporação, e tenho certeza de que todas elas também estão muito felizes neste momento”, disse.

Junto com o vereador Ricardo Nunes, compuseram a mesa da Sessão Solene o coronel Max Mena; o tenente-coronel Ricardo Vieira Peixoto; o major Maurício Biloti Machado Cunha; o tenente-coronel Marcelo Higino Alves da Silveira; o escritor e professor de Direito Civil Nimias Melo; e o major Rudyard Paiva, subchefe da Assessoria Militar da Prefeitura de São Paulo, representando o prefeito João Doria (PSDB).

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/premio-coronel-helio-barbosa-caldas-homenageia-corpo-de-bombeiros/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Audiência Pública discute atual situação do SUS

  Frente Democrática em Defesa do SUS KAMILA MARINHODA REDAÇÃO A precariedade do SUS (Sistema …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!