Procuradoria propõe reclamação Constitucional no STF e órgão acata pedido

A Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa propôs reclamação Constitucional no Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão acatou a reclamação e fixou a competência da Justiça Comum para a postulação de pleitos referentes ao FGTS de servidores contratados pela CLT sem a prévia realização de concurso público e anteriores à Constituição Federal. Atuaram na defesa do Município o procurador Aderaldo Cavalcanti Júnior e o procurador-geral do Município, Adelmar Azevedo Régis.

Na Reclamação 29.526/PB, de relatoria do ministro Alexandre de Morais, foi determinada a anulação de sentença que condenou o Município ao pagamento dos depósitos de FGTS compreendendo todo o vínculo da servidora com o Município e aplicando, ainda, a prescrição trintenária. A fundamentação da sentença anulada se baseia na tese da nulidade da conversão automática do Regime Celetista para o Estatutário.

O ministro entendeu que houve desobediência à decisão do STF na ADI 3.395-MC, que reconheceu a incompetência da Justiça Trabalhista para o julgamento das causas envolvendo o Poder Público e seus servidores, vinculados por relação estatutária ou de caráter jurídico-administrativo posto que, como o Município já possui Regime Jurídico Estatutário, instituído pela Lei Municipal 6.505/90, o relator concluiu que, a princípio, pelo caráter estatutário da relação firmada entre as partes envolvidas, apenas a Justiça Comum poderia apreciar a regularidade do vínculo firmado entre o trabalhador e o Poder Público.

O pedido – A Reclamação Trabalhista foi proposta por servidora que ingressou nos quadros do Município sem a prévia realização de concurso público ainda em 05 de março de 1985, sob o Regime Celetista, que era o então vigente à época da contratação.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/procuradoria-propoe-reclamacao-constitucional-no-stf-e-orgao-acata-pedido/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sine Municipal tem 26 vagas para contratação imediata

A Sodexo do Brasil Comercial está selecionando, por meio do Sine Municipal, trabalhadores para 26 …