Banda 5 de Agosto se apresenta neste sábado no Centro Cultural Ariano Suassuna

Por Juneldo Moraes – em

A Banda de Musica da Cidade João Pessoa – 5 de Agosto se apresenta neste sábado (17), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna. O concerto é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

A banda será regida pelos maestros Adelson Machado e Rogério Borges. No programa, obras de compositores paraibanos. O concerto será aberto com O‘Combate’, do maestro João Eduardo Pereira (1896-1967), seguida de ‘Patrícia’, composição do maestro Adelson Machado. Depois virão obras de Sivuca, Marcelo Vilor, Pedro Neves, Rogério Borges, Maestro Chiquito e Joaquim Pereira.

“O concerto será uma homenagem aos compositores da Paraíba, que escreveram para banda de música, e especialmente a música da Paraíba, pois o grande público não conhece esse repertorio, que não é divulgado porque não tem gravações. Então as pessoas vão poder ter uma mostra da produção paraibana para banda de música”, disse o maestro Rogério Borges, regente assistente da Banda 5 de Agosto.

A banda –A Banda 05 de Agosto fez sua primeira apresentação em julho de 1964, na abertura da Festa das Neves, mas só foi oficializada três meses depois, tendo como primeiro regente o maestro João Emídio de Lucena. Em mais de 50 anos de atividades, já foi administrada pela Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e desde de 2005 é administrada pela Funjope. Conta atualmente com 53 músicos, incluindo seu regente titular, o maestro Adelson Machado, que participou da fundação da banda.

Programa

  1. ‘Combate’ (João Eduardo Pereira)
  2. ‘Patrícia’(Adelson Machado)

3.‘Aquariana’(Sivuca)

  1. ‘Festas e Folguedos da Paraíba’ (Marcelo Vilor)
  2. ‘Homenagem a Banda’ (Pedro Neves)
  3. ‘Parábola Nordestina’ (Rogério Borges)
  4. ‘Viagem de Matuto’ (Maestro Chiquito)
  5. ‘Flagelados’ (Joaquim Pereira)

Serviço

Concerto da Banda de Musica da Cidade João Pessoa – 5 de Agosto

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Professsor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado, 17

Hora: 18h

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/banda-5-de-agosto-se-apresenta-neste-sabado-no-centro-cultural-ariano-suassuna/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …