Reunião define calendário de programa pioneiro lançado em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba e o Instituto Ico Project alinharam como será a implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e Cuidadores de Crianças com Autismo nos próximos meses na cidade. Em reunião nesta sexta-feira (6/4), a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e a equipe técnica da secretaria que atua no programa definiram o calendário de ações para 2018.

Também participaram da reunião o vereador Pier Petruzziello e a fundadora do Instituto Ico Project, Elyse Matos.

Na última segunda-feira (2/4) foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e uma das grandes conquistas de Curitiba é a parceria que a Prefeitura fez com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Autism Speaks, via Instituto Ico Project.

O programa foi lançado pelo prefeito Rafael Greca no dia 1º de março e abriu as comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba. Após o lançamento do programa, foram iniciados os trabalhos de adaptação do material com a metodologia proposta pela OMS/Autism Speaks.

O grupo é formado por coordenadores técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e profissionais do Instituto Ico Project com conhecimento e experiência no trabalho com autismo.

Histórico

Curitiba é a primeira cidade do Brasil a firmar a parceria com a OMS e a Fundação Autism Speaks para implantar este programa.

A capital paranaense coloca o Brasil como o 30º país a receber o projeto que auxilia pais e familiares de crianças com autismo na faixa etária de 2 a 9 anos a se tornarem protagonistas da melhora na qualidade de vida dos pequenos.

O foco do programa é atender famílias de baixa renda, dando instrumental para que pais e familiares compreendam as necessidades das crianças e contribuam com seu desenvolvimento nas ações diárias. O objetivo é impactar todas as famílias com crianças com autismo nesta faixa etária nos próximos cinco anos.

A Secretaria Municipal da Saúde desenvolve outras ações para atendimento das famílias e dos autistas, dentro de um Linha de Cuidados das Pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/reuniao-define-calendario-de-programa-pioneiro-lancado-em-curitiba/45676.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …