SDI-1 condena empresa quem exigiu certidão de antecedente criminais à trabalhador sem justificativa

(Sex, 11 Abr 2018 14:38:00)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou empresa de calçados Alpargatas ao pagamento de R$ 2 mil em indenização por dano moral à trabalhador. A empregadora havia exigido certidão de antecedentes criminais do então candidato a emprego no setor de fabricação das sandálias, exigência que só é justiçada quando o trabalhador vai ocupar cargo de confiança.

Em segunda instância, o Tribunal Regional da Paraíba decidiu em favor da empresa sob o argumento de que a exigência de certidão de antecedentes criminais em frase de pré-contratação não configuraria lesão de caráter extrapatrimonial.

No TST, o entendimento foi outro. A Sessão 1 de Dissídios Individuais (SDI-1) considerou que a empresa não observou que, por lei, a certidão de antecedentes criminais só pode ser exigida em cargos que requerem graus de confiança, como vigilantes ou motoristas. Quando ausente alguma das justificativas caracteriza-se dano moral presumido, passível de indenização, independentemente de o candidato ao emprego ter ou não sido admitido. A decisão foi unânime

 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24558889.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …