Câmara Municipal de São Paulo Alcoolismo é tema de debate em seminário na CMSP

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

As políticas públicas voltadas ao alcoolismo foram tema do Seminário em Comemoração aos 53 anos dos Alcoólicos Anônimos em São Paulo, realizado nesta sexta-feira (13/4), na Câmara Municipal, por iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas

Durante o debate, foram relatados caso como o do aposentado de 70, que pediu para não ter o nome divulgado. Ele contou que bebeu dos 18 aos 43 anos e, só depois de se afastar de familiares e chegar ao fundo do poço, que resolveu procurar ajuda.

“Em 83, eu conheci o AA (Alcoólicos  Anônimos), e fiquei sabendo a verdade. Não era maldade, não era falta de vontade minha. Fiquei sabendo que o alcoolismo é uma doença física, mental e até espiritual que faz com que a gente não ligue para nada”, disse.

Gleuda Apolinário, coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas, destacou que as pessoas saem desse processo acolhidas por comunidades terapêuticas e retornam para a sua vida social, familiar e comunitária. “Aquelas que participam de um grupo de muto-ajuda, tem um índice de recaída menor do que aquelas que não participam.”

O promotor de justiça do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Wakim, foi um dos palestrantes do seminário. “A minha perspectiva é trazer a visão do promotor de justiça no dia a dia, tanto do ponto de vista da atenção individual dos usuários e seus familiares, como no ponto de vista da sociedade como um todo.”

De acordo com especialistas, existe um processo de evolução nos tratamentos dos dependentes químicos, principalmente do álcool, como explicou a psicóloga especializada em dependência química,  Maria Heloísa Bernardo.

“A cada dia surgem técnicas e métodos eficazes para lidar e para fazer o manejo do abuso e da dependência de substâncias psicoativas, principalmente o álcool que é o nosso foco hoje.”

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/alcoolismo-e-tema-de-debate-em-seminario-na-cmsp/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Câmara Municipal de São Paulo Prefeito Bruno Covas faz primeira visita oficial à Câmara

Atualizado em (16/04/2018 – 18h16) | Assessoria de Imprensa, Aviso de Pauta, Geral, Notícias …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!