Câmara Municipal de São Paulo Semana de Incentivo ao Estudo e a Leitura é encerrada na Câmara

DA REDAÇÃO

A cerimônia de encerramento da sétima edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começou com a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana que, regida pelo Maestro Subinspetor Bastos, encantou a todos que estiverem presentes a solenidade ocorrida durante a tarde desta sexta-feira (13/4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O evento, que ocorreu de 9 a 13/4, foi instituído pela Lei 14.999/2009 de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e acontece sempre na segunda semana de abril. O objetivo é estimular a prática do estudo e da literatura por meio de diversas ações como palestras, exposições temáticas, e outras atividades ocorridas nas escolas municipais, bibliotecas e centros de formação da cidade de São Paulo.

Representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, editoras, associações e sindicatos estiveram presentes no evento. Além de Professores, educadores e mais de 400 estudantes de 5 escolas de todas as regiões da cidade de São Paulo.

Estudantes apaixonados por literatura, como o jovem Jhonatam Fernando Bueno de Lima, de 14 anos, aluno do 9º ano de uma escola municipal e membro da AEL (Academia Estudantil de Letras) na instituição onde estuda, participaram do evento. O jovem já teve algumas de suas poesias publicadas em dois livros, um lançado em 2017 e outro lançado este ano.

“Eu aprendi a ler por causa das atividades desenvolvidas pela AEL. Fazer parte dela muda demais a vida de qualquer estudante. Até porque ler e escrever é algo que amplia demais nossa mente, nosso vocabulário. Eu gosto muito e pretendo seguir nessa carreira de escritor”, afirmou o estudante.

A responsável pela criação das Academias Estudantis de Letras foi a professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves. Ela idealizou o projeto em 2005 quando era professora de língua portuguesa em uma escola da rede municipal. O objetivo principal era estimular nos alunos o gosto pela leitura. O resultado foi tão positivo que hoje o projeto está presente em 121 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 4 mil alunos. A iniciativa, segundo a professora, ganhou ainda mais força com o Lei 14.999/2009 do vereador Eliseu Gabriel (PSB) instituindo a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

“A iniciativa do vereador com esta Lei serviu de estimulo para nós educadores e principalmente para os alunos, pois oferece uma oportunidade a mais e muito significativa no tocante a AEL, por exemplo, com a publicação dos textos produzidos pelos estudantes. E esse momento  é muito importante todos nós”, disse a professora.

Para o vereador Eliseu Gabriel este foi mais um ano de sucesso para o evento. “O sucesso desta Semana de Incentivo ao Estudo e a Leitura sé dá justamente quando nós conseguimos atingir estas crianças e adolescentes incentivando neles o hábito da leitura, a vontade de escrever, de produzir textos. A publicação do livro com as produções dos estudantes serve de estimulo para estas crianças que crescem e se tornam adultos do bem, preparados, articulados. Não existe boa formação sem leitura. E se nós queremos um futuro diferente, precisamos incentivar isso nos nossos estudantes”, acrescentou o vereador.

O Wesley Carlos Soares é aluno de escola pública e um exemplo da diferença que o estimulo a leitura pode fazer na vida de uma criança. Com apenas 12 anos lançou no ano passado um livro de poesias. Nos seus textos ele aborda o genocídio da juventude negra, religiosidade e a importância  da ancestralidade africana. Um dos textos é este:

“…77% das mortes de negros crescem a cada dia,

E o que o sistema diz: eu não sabia!

Nós cansamos dessa vida,

Temos que ser capaz.

A favela pede paz!”

A cerimônia de encerramento da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura também contou com apresentações culturais dos estudantes e ao final o vereador Eliseu Gabriel entregou placas aos homenageados deste ano.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/semana-de-incentivo-ao-estudo-e-a-leitura-e-encerrada-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Empreendedor educacional recebe Título de Cidadão Paulistano

Atualizado em (21/09/2018 – 14h10) | Geral, Notícias, Sessão Solene …