Câmara Municipal de São Paulo Semana de Incentivo ao Estudo e a Leitura é encerrada na Câmara

DA REDAÇÃO

A cerimônia de encerramento da sétima edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começou com a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana que, regida pelo Maestro Subinspetor Bastos, encantou a todos que estiverem presentes a solenidade ocorrida durante a tarde desta sexta-feira (13/4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O evento, que ocorreu de 9 a 13/4, foi instituído pela Lei 14.999/2009 de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e acontece sempre na segunda semana de abril. O objetivo é estimular a prática do estudo e da literatura por meio de diversas ações como palestras, exposições temáticas, e outras atividades ocorridas nas escolas municipais, bibliotecas e centros de formação da cidade de São Paulo.

Representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, editoras, associações e sindicatos estiveram presentes no evento. Além de Professores, educadores e mais de 400 estudantes de 5 escolas de todas as regiões da cidade de São Paulo.

Estudantes apaixonados por literatura, como o jovem Jhonatam Fernando Bueno de Lima, de 14 anos, aluno do 9º ano de uma escola municipal e membro da AEL (Academia Estudantil de Letras) na instituição onde estuda, participaram do evento. O jovem já teve algumas de suas poesias publicadas em dois livros, um lançado em 2017 e outro lançado este ano.

“Eu aprendi a ler por causa das atividades desenvolvidas pela AEL. Fazer parte dela muda demais a vida de qualquer estudante. Até porque ler e escrever é algo que amplia demais nossa mente, nosso vocabulário. Eu gosto muito e pretendo seguir nessa carreira de escritor”, afirmou o estudante.

A responsável pela criação das Academias Estudantis de Letras foi a professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves. Ela idealizou o projeto em 2005 quando era professora de língua portuguesa em uma escola da rede municipal. O objetivo principal era estimular nos alunos o gosto pela leitura. O resultado foi tão positivo que hoje o projeto está presente em 121 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 4 mil alunos. A iniciativa, segundo a professora, ganhou ainda mais força com o Lei 14.999/2009 do vereador Eliseu Gabriel (PSB) instituindo a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

“A iniciativa do vereador com esta Lei serviu de estimulo para nós educadores e principalmente para os alunos, pois oferece uma oportunidade a mais e muito significativa no tocante a AEL, por exemplo, com a publicação dos textos produzidos pelos estudantes. E esse momento  é muito importante todos nós”, disse a professora.

Para o vereador Eliseu Gabriel este foi mais um ano de sucesso para o evento. “O sucesso desta Semana de Incentivo ao Estudo e a Leitura sé dá justamente quando nós conseguimos atingir estas crianças e adolescentes incentivando neles o hábito da leitura, a vontade de escrever, de produzir textos. A publicação do livro com as produções dos estudantes serve de estimulo para estas crianças que crescem e se tornam adultos do bem, preparados, articulados. Não existe boa formação sem leitura. E se nós queremos um futuro diferente, precisamos incentivar isso nos nossos estudantes”, acrescentou o vereador.

O Wesley Carlos Soares é aluno de escola pública e um exemplo da diferença que o estimulo a leitura pode fazer na vida de uma criança. Com apenas 12 anos lançou no ano passado um livro de poesias. Nos seus textos ele aborda o genocídio da juventude negra, religiosidade e a importância  da ancestralidade africana. Um dos textos é este:

“…77% das mortes de negros crescem a cada dia,

E o que o sistema diz: eu não sabia!

Nós cansamos dessa vida,

Temos que ser capaz.

A favela pede paz!”

A cerimônia de encerramento da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura também contou com apresentações culturais dos estudantes e ao final o vereador Eliseu Gabriel entregou placas aos homenageados deste ano.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/semana-de-incentivo-ao-estudo-e-a-leitura-e-encerrada-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto que combate o assédio sexual nos ônibus tramita na Câmara

Atualizado em (17/07/2018 – 10h42) | Em Tramitação, Geral, Notícias …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!