Comissão de Educação debate o papel das universidades públicas — Senado Notícias

O papel da universidade pública como instrumento de promoção social, mas também de produção de novos conhecimentos para o desenvolvimento estará em debate nesta quarta-feira (18), às 10h30, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A iniciativa da audiência pública é do senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Ele explica que a universidade pública tem sido vista “como uma escada social para seus alunos, sem uma preocupação maior em ser uma alavanca para o progresso do país e da humanidade”. Talvez por isso, argumenta o senador, exista uma desconfiança da sociedade em desviar recursos de outras prioridades sociais para financiar essas universidades.

Para refletir sobre o tema, foram convidados o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Célio da Cunha, o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Isaac Roitman e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, além de um representante do Ministério da Educação.

A audiência será interativa através do portal e-cidadania e do Alô Senado e contará com o Serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O debate ocorrerá no Plenário 15 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/16/comissao-de-educacao-debate-o-papel-das-universidades-publicas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …