Técnicos da Semam plantam mudas de árvores na área da nascente do Rio Cabelo

Por J̫ Vital Рem

Reflorestar áreas de nascentes é uma das ações mais importantes para recuperar a saúde dos rios. Durante toda a manhã desta terça (17), técnicos viveiristas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fizeram o replantio das primeiras trinta mudas de árvores nativas no Parque das Águas, área onde está localizada a nascente do Rio Cabelo, em Mangabeira, em frente ao Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma). Ainda nesta semana serão replantadas mais trinta mudas.

 

Cinco técnicos da Semam, entre eles o botânico Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, realizaram o plantio das mudas de árvores nativas no Parque das Águas. Foram plantadas castanheiras do Maranhão, cupiúbas e guajirus. As mudas têm aproximadamente 40 centímetros de altura e, como estão em área úmida, em dois anos já estarão crescidas a ponto de fornecer sombra para o local.

 

As áreas de nascentes de rios são consideradas áreas de preservação permanente (APP) e são protegidas pela Lei Federal nº 4.771, de setembro de 1965, o Código Florestal. As áreas de nascentes exercem um papel imprescindível e são consideradas estratégicas sob o ponto de vista da formação e recuperação dos recursos hídricos.

 

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa ação é muito importante, considerando a necessidade de preservar a estabilidade geológica (estabilidade do solo, impedindo erosão e alagamentos em casos de enchentes) e a manutenção da biodiversidade, preservando fauna e flora dos locais. “Estamos também contribuindo para ampliar a beleza cênica da paisagem, o que faz toda a diferença em termos de conforto ambiental e bem-estar da população”.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/tecnicos-da-semam-plantam-mudas-de-arvores-na-area-da-nascente-do-rio-cabelo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …