Câmara Municipal de São Paulo São Paulo avança em 24 das 53 metas no primeiro ano de governo

Encontro de avaliação do Plano de Metas no auditório Prestes Maia

DA REDAÇÃO
JOTA ABREU

A Rede Nossa São Paulo, organização da sociedade civil que busca monitorar o Programa de Metas 2017-2020 apresentado pela gestão da Prefeitura no ano passado, apresentou uma análise parcial referente ao primeiro ano de governo, com base nas informações disponibilizadas pelo Poder Executivo. O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Eduardo Suplicy (PT), e contou com a presença do secretário municipal de Gestão Paulo Uebel.

De acordo com Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, que agrega mais de 700 organizações da sociedade civil, das 53 metas traçadas para serem cumpridas durante a atual administração municipal, 21 não tiveram informações disponibilizadas para avaliação e oito são impossibilitadas de análise por terem prazo determinado para o fim do mandato. Das 24 metas avaliadas, 14 tiveram avanços abaixo dos 50% esperado; 5 entre 50 e 75%; uma acima de 75% e 4 concluídas. A entidade destacou avanços nas vagas em creche e na mobilização do setor empresarial, e apontou falta de evolução ou retrocesso em assuntos como a participação da sociedade, redução no número de conselhos e na mobilidade urbana, nos casos de corredores exclusivos de ônibus e ciclovias.

“Temos poucos dados para fazer uma avaliação, mas isso é significativo, porque temos menos da metade dos dados. Isso não é bom para a cidade. Precisamos aprimorar as informações, pedimos isso à Prefeitura, porque a cidade merece ter um olhar mais global sobre a entrega das metas”, destacou Abrahão.

Paulo Uebel disse que a base de formulação do Plano não são os processos ou obras, mas o impacto direto na vida das pessoas, por isso alguns dados ainda não estão disponíveis. E disse que a melhor metodologia de avaliação deveria analisar não apenas as metas, mas todos os esforços do poder público. “É preciso avaliar metas, projetos, linhas de ação. Então, 32 metas já têm resultados parciais. Vinte e uma ainda não têm as parciais, mas têm diversas ações em andamento, então é importante levar em consideração o todo”.

De acordo com ele, 60% das metas já estão com resultados disponíveis desde o ano passado, e o restante já começa a aparecer em 2018 e 2019. Uebel também disse que 9% das ações já atingiram os resultados que estavam previstos para 2020. Em contrapartida, 3% tiveram desempenho inferior ao esperado, entre elas, o aumento do uso do transporte público.

Houve ainda avaliação e apresentação de propostas para uma eventual reformulação do Programa de Metas, que foram feitas por entidades especializadas em áreas como Infância e Juventude, Saúde, Direitos Humanos, Cultura, Mobilidade Urbana, Habitação e Urbanismo.

O vereador Eduardo Suplicy avaliou como positivo o espaço de esclarecimento e monitoramento das ações municipais. “Achei importante a presença dos representantes do Poder Executivo, porque eles puderam ter uma ideia da avaliação crítica que o povo está realizando. O acompanhamento periódico pode fazer com que tenhamos uma cidade melhor”, disse.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/sao-paulo-avanca-em-24-das-53-metas-no-primeiro-ano-de-governo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …