Equipes da Semam coletam sementes para produção de mudas de árvores nativas

Josinaldo França perdeu a conta da quantidade de árvores que já plantou pela cidade de João Pessoa. Há doze anos trabalhando no Viveiro Municipal de Plantas Nativas como servidor da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Josinaldo é responsável por diversas etapas de preparação das mudas. Nesta semana os técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão trabalhando na coleta de sementes.

 

Nesta quarta-feira (18), os técnicos foram até uma granja no município do Conde e fizeram a coleta de mudas de plântulas de pau brasil. As plântulas são mudas pequenas, que se formam no solo de maneira espontânea, a partir de sementes que caem das árvores. Depois de coletadas, as mudas serão colocadas nos saquinhos de produção, identificadas e, em aproximadamente quinze dias, estarão prontas para doação.

 

O processo de coleta de sementes é feito periodicamente pelos técnicos da Semam, que escolhem as árvores consideradas matrizes, que fornecem mudas mais adequadas para o plantio urbano. A equipe do Viveiro já realizou coletas em áreas rurais das cidades de Campina Grande, Puxinanã, Montadas e Pocinhos.

 

O Viveiro integra a Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PMJP e outras instituições que trabalham com reflorestamento. A Rede reúne informações sobre a localização das árvores adequadas para a coleta de sementes, com uso de mapas que indicam propriedades rurais, áreas de preservação e parques.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “a coleta de sementes é um dos momentos mais importantes do processo de recuperação e preservação de nossas áreas verdes. É nesse momento que nasce o verde da nossa cidade. E faz toda a diferença o trabalho de nossos técnicos, que são conhecedores da nossa flora e sabem reconhecer a muda adequada para o plantio urbano. É um trabalho importantíssimo para a gestão do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

 

A produção de mudas é supervisionada pelo biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que acompanha a coleta, o preparo das mudas e faz ainda a orientação sobre o plantio.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/equipes-da-semam-coletam-sementes-para-producao-de-mudas-de-arvores-nativas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …