Mapa da infância e da juventude facilita atendimento da FAS

Um total de 71,4% das crianças e dos adolescentes que moram em Curitiba consideram que a capital possui uma boa ou ótima qualidade de vida. Entre os fatores que garantem essa qualidade estão o acesso a serviços, a infraestrutura, a segurança e as opções de lazer, principalmente os parques.

Os dados estão no Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Juventude de Curitiba, lançado nesta terça-feira (17/4), pela Prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e Fundação de Ação Social (FAS).

A pesquisa de campo que resultou no diagnóstico foi realizada em 2016 e ouviu 1.200 crianças, adolescentes e jovens e 820 pais e responsáveis. Dividido em oito volumes, o documento traz informações demográficas, socioeconômicas e de direitos da população infantojuvenil e suas famílias e faz um mapeamento da rede de atendimento, suas deficiências e potencialidades.

A presidente da FAS, Elenice Malzoni, destacou que o atendimento às crianças e aos adolescentes é uma prioridade do prefeito Rafael Greca. “Trabalhamos para garantir que as crianças e adolescentes de Curitiba tenham seus direitos garantidos.”

A presidente do Comtiba, Claudia Estorilio, ressaltou a importância do diagnóstico para qualificar o atendimento ofertado às crianças e aos adolescentes. “Esse projeto foi muito almejado. Agora precisamos que as equipes, lá na ponta, façam uso dele no trabalho de atendimento a esse público”, disse Claudia.

Temas

O diagnóstico traz como temas: o perfil da criança, do adolescente e do jovem em Curitiba; direito à convivência familiar e comunitária; direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; direito à vida e à saúde; direito à educação, cultura, esporte e lazer; direito à profissionalização e a proteção ao trabalho; sistema de garantia de direitos e a relação com as políticas de atendimento da infância e juventude. O oitavo volume faz um resumo de todo o trabalho.

Os resultados serão usados como referência na atualização do Plano Decenal da Criança e do Adolescente 2016-2026.  O diagnóstico foi contratado com recursos do Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente (FMCA) e foi executado pela empresa Painel Instituto de Pesquisas de Joinville, vencedora de concorrência pública.

Presenças

O evento teve uma palestra sobre a importância do diagnóstico no planejamento das políticas públicas ministrada pela coordenadora da Secretaria da Assistência Social de Campinas (SP), Maria José Geremias.

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; da ex-presidente do Comtiba, Cátia Regina Kleinke Jede; da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Roberta Cristina Borges Pivatto Mello, e do ex-presidente, Patrick Reason; de Dionatan Alves Campos, representante dos adolescentes; e da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Adélia Souza Simões, além de gestores públicos de Santa Catarina.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mapa-da-infancia-e-da-juventude-facilita-atendimento-da-fas/45778.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …