Plenário rejeita requerimento da oposição e mantém cadastro positivo na pauta – Câmara Notícias

Plenário rejeita requerimento da oposição e mantém cadastro positivo na pauta

Assista ao vivo

O Plenário rejeitou, por 230 votos a 38, o requerimento, feito pela oposição, de retirada de pauta do Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/17, do Senado. O texto torna obrigatória a participação de todas as pessoas físicas e jurídicas no cadastro positivo, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados.

Atualmente, o registro de dados sobre pessoas e empresas no banco de dados somente pode ocorrer a partir de uma autorização expressa e assinada pelo cadastrado. Com a mudança, o sistema de registro passa a ter o mesmo mecanismo dos serviços de informações sobre maus pagadores. As novas regras valerão a partir de 90 dias após a publicação da futura lei.

Segundo o substitutivo do deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), a quebra de sigilo por parte dos gestores de banco de dados, como no caso de permitir o vazamento de informações sobre o cadastrado, será punida com reclusão de 1 a 4 anos e multa, conforme prevê a Lei do Sigilo Bancário (Lei Complementar 105/01).

Está em debate neste momento outro requerimento da oposição, que pede a votação da matéria artigo por artigo.

Mais informações a seguir

Confira a sessão também pelo canal oficial  da Câmara dos Deputados no YouTube

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …