[Educao] Inscries abertas para curso de libras – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

A Associação Lagunense de Pais, Amigos e Surdos (Alpas) está com matrículas abertas para curso de libras básico, intermediário e avançado. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes.

As aulas iniciam dia 28 de abril na sede da Alpas, no bairro Esperança. Serão realizadas aos sábados, os alunos terão certificado de 120 horas. 

Podem participar pais, professores ou qualquer pessoa interessada em aprender ou conhecer mais sobre libras. 

O método não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. 

Localização das mãos

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, também a movimentação que se faz ou não, na hora de produzir o sinal entre outros. 

Outra particularidade simples, que facilita o entendimento da língua, os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessário apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não tem sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra.

Mais informações no email: [email protected]

ou no 9980-0210 e 99964-3386

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=11705.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …