[Cultura] Laguna pode ser includa em Rede de Engenhos de Farinha – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

Foto: engenhosdefarinha.wordpress.com

Laguna deve receber entre os meses de junho e julho a visita da Rede de Engenhos de Farinha. A proposta principal é incluir Laguna na rota do Estado.

No município existem três engenhos na localidade de Ribeirão Pequeno, que durante este período abrem a janela de espera para aguardar o melhor momento para realizar a farinhada. 

A Rede vem fazendo visitas nos engenhos localizados entre Bombinhas e Imbituba onde realiza oficinas com os agricultores e media o diálogo sobre a preservação das práticas culturais dos engenhos de farinha. Sempre deixando o protagonismo desse diálogo para os agricultores e trabalhando em rede. “A ideia é mapear todos e incluir Laguna”, explica o arquiteto e assessor do presidente, Wellington Linhares da Fundação Lagunense de Cultura.

O arquiteto vai inclusive auxiliar a equipe da Rede a fazer o mapeamento nos engenhos de Laguna e o inventário participativo, com base na experiência já desenvolvida no projeto de reconhecimento das pesca artesanal com auxílio dos botos como Patrimônio Cultural. 

“Através desta cooperação técnica e experiência vamos somar para dentro da equipe e dar uma alavancada na inserção de Laguna, juntamente com Casa da Dindinha, por ser um grupo cultural que envolve o processo de fabricação de farinha”, explica. 

Confira o mapa dos engenhos de farinha no estado: https://engenhosdefarinha.wordpress.com/

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=11732.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …