Ministro homologa pedido do PEN de desistência de liminar na ADC 43 – STF

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, homologou nesta quarta-feira (25) pedido de desistência do Partido Ecológico Nacional (PEN) em relação à reiteração da liminar na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 43, na qual se discute execução provisória da pena após julgamento em segunda instância.

O partido ajuizou a ação em 2016 após julgamento de habeas corpus em que o Plenário alterou o entendimento vigente à época e assentou que a execução provisória da sentença, quando confirmada em sede de apelação, ainda que sujeita a recurso especial (ao STJ) e extraordinário (ao STF), não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência. Em outubro do mesmo ano, o Plenário, por maioria, indeferiu medida cautelar que pretendia a suspensão das execuções provisórias ainda não transitadas em julgado. No início de abril de 2018, o PEN reiterou o pedido de liminar, mas, depois de constituir novos advogados, formalizou pedido de desistência da reiteração.

Ao homologar o pedido, o ministro Marco Aurélio manteve seu entendimento quanto à possibilidade de desistência da pretensão liminar. Segundo ele, a indisponibilidade (impossibilidade de desistência) diz respeito à própria ação de controle concentrado – no caso, a ADC 43 – e não à liminar pleiteada.

CF/AD

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=376519.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …