Semana MEI começa com palestra sobre como empreender sem entrar no vermelho – Prefeitura de Curitiba/PR

Muitos microempreendedores individuais (MEIs) vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira, algo terrível para o negócio. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar uma rotina financeira. “Com planilhas simples, é possível controlar o fluxo de caixa, os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras”, orientou o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Jairo Ataíde, na palestra Gestão Financeira, do Controle à Decisão.

O especialista abriu, nesta segunda-feira (14/5), o primeiro dia da Semana MEI, que até a próxima sexta-feira (18/5) irá oferecer uma programação gratuita, com cursos, palestras, oficinas, e consultoria sobre formalização e capacitação para crescer. Promovido pela Prefeitura e o Sebrae/PR, o evento tem apresentações diárias, no Engenho da Inovação, no Rebouças, além de um grande mutirão, no dia 17, reunindo todos os serviços de apoio aos MEIs no Parque Barigui. 

O consultor do Sebrae/PR alertou que a falta de planejamento financeiro é uma das principais causas de mortalidade dos MEIs. “A lógica é simples: consiste em anotar as previsões de entrada, saída e saldo de dinheiro durante um período que pode ser diário, semanal ou mensal. O ideal é que o fluxo seja atualizado, no mínimo, uma vez por semana para que o empreendedor tenha sempre uma boa visão das finanças em um futuro próximo”, exemplificou Ataíde.

O especialista lembrou que o gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o sucesso de um negócio. “É importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível. Caso você trabalhe com mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais rigoroso”, acrescentou.

Dono de um ateliê de acessórios confeccionados a partir de mangueiras de incêndio recicladas, o microempreendedor Richard Zanetti da Cruz, 53 anos, afirmou que a capacitação dada pelo consultor do Sebrae/PR será muito importante para o sucesso de seu negócio. “Eu e minha filha Júlia estamos começando a vender os nossos produtos e precisamos entender sobre fluxo de caixa e controle de estoque”, afirmou ele, que produz carteiras, bolsas e mochilas no Uberaba.

Prestes a mudar de ramo, a empreendedora Edna Cabral, 52 anos, acompanhou atentamente as dicas dadas pelo especialista, pois acha que o novo negócio precisará de maior cuidado com a gestão financeira. “Hoje, eu vendo bolsas, mas vou abrir uma loja de grãos, que precisará de maior cuidado com capital de giro, fluxo de caixa e estoque ”, avaliou Edna.

Mutirão

A Semana MEI continua, nesta terça-feira (15), com a palestra Como Ter Ideias Criativas e Inovar na Prática, a partir das 14 horas, no Engenho da Inovação.

Na quarta-feira (16/5), no mesmo horário e local, será apresentado o tema Sei Formar Preço. “Fomentar a capacitação dos microempreendedores individuais e estimular o seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento de Curitiba”, afirmou Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora dos oito Espaços Empreendedor da Prefeitura, ligados à Agência Curitiba e responsáveis por vários serviços gratuitos aos MEIs em Curitiba.

O grande momento da Semana será na quinta-feira (17/5), quando irá ocorrer o Mutirão do MEI. Das 8h às 18h, o Salão de Atos do Parque Barigui irá se transformar em um imenso Espaço Empreendedor com seminário, em que especialistas do Sebrae/PR e parceiros irão abordar temas como gestão, negócios inovadores, novas tecnologias, organização de finanças e imagem pessoal. “Todas as equipes dos Espaços Empreendedor da Prefeitura estarão presentes para orientar e ajudar a regularizar o MEI, bem como auxiliar no envio da declaração anual (DASN-SIMEI)”, reforça Letícia.

Além disso, haverá consultorias de especialistas do Sebrae, atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito (Sicredi, Sicoob, Movera e Fomento Paraná) e tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (sobre ISS), Receita Estadual, INSS e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A semana MEI termina, na sexta-feira (18/5), com a palestra Aprenda a Fazer o Seu Tempo Seu Maior Parceiro.


Programação da Semana MEI

Dia 15 (das 14h às 17h) – Como ter Ideias Criativas e Inovar na Prática – Engenho da Inovação

Dia 16 (das 14h às 18h) – Sei Formar Preço – Engenho da Inovação

Dia 17 (das 8h às 18h) – Mutirão do MEI – Salão de Atos do Parque Barigui

Dia 18 (das 14h às 17h) – Aprenda a Fazer do seu Tempo seu Maior Parceiro – Engenho da Inovação

 

Serviço

Toda a programação da Semana MEI é gratuita. A inscrição para participar das palestras pode ser feita no site da Agência Curitiba, nos oito Espaços Empreendedor ou pelo telefone do Sebrae/PR 0800-570-0800. Também serão aceitas inscrições no dia da palestra.

O Engenho da Inovação fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/semana-mei-comeca-com-palestra-sobre-como-empreender-sem-entrar-no-vermelho/46104.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …