Representantes de prefeitos e trabalhadores em educação defendem Fundeb permanente – Câmara Notícias

Representantes de prefeitos e trabalhadores em educação defendem Fundeb permanente

Representantes de prefeitos e trabalhadores em educação defenderam nesta terça-feira (15) em audiência pública na Câmara a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). 

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Comissão especial recebe sugestões à minuta de substitutivo à proposta

A comissão especial que analisa a PEC retomou as audiências públicas para discutir a primeira minuta de substitutivo ao texto apresentada pela relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Dorinha informou que as entidades estão sendo convidadas a participar de audiências para sugerir modificações ao texto. Ela apontou a necessidade de o Ministério da Educação priorizar o financiamento da educação básica diante da escassez de recursos. “Uma forma de aplicar de maneira diferente, fortalecendo e incorporando recursos para estados e municípios”, sugeriu.

Combate à evasão escolar
O representante da Frente Nacional de Prefeitos, Elias Diniz, lamentou a falta de recursos para tornar o ensino mais atrativo para os alunos. “O maior problema que enfrentamos hoje é a evasão escolar no ensino médio. Nós precisamos ter financiamento para a escola em tempo integral em todas as fases do ensino para que o aluno chegue ao ensino superior totalmente preparado”, sugeriu.

Já o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, lembrou que a educação básica deveria estar universalizada desde 2016, mas ainda há no País 3,2 milhões de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, fora da escola. “Temos que garantir as condições para que o aluno tenha prazer de estar na escola e conclua a educação básica com as condições exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, defendeu.

Novas audiências
A comissão ainda deve realizar mais audiências públicas antes da apresentação do relatório definitivo. Após análise na comissão, a proposta segue para dois turnos de votações nos plenários da Câmara e do Senado.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …