Câmara perdeu a oportunidade de acabar com o foro antes do STF, diz Ferraço — Senado Notícias




O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) afirmou, em entrevista ao programa Salão Nobre, que a Câmara dos Deputados perdeu a oportunidade de votar o fim do foro privilegiado antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciar sobre a questão. Os deputados têm na pauta de votações a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, aprovada pelo Senado no ano passado, que dá fim ao foro privilegiado no caso de crimes comuns para mais de 50 mil autoridades. Apenas quatro manteriam a prerrogativa: os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF. Em 3 de maio, o Supremo decidiu pelo fim do foro para deputados e senadores no caso de processos não relacionados aos mandatos.

Para Ferraço, o fim do foro e a prisão em segunda instância “são duas questões fundamentais no combate à impunidade”. Ele é autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 402/2015, que transforma em lei outra questão já decidida pelo STF: a de que o réu pode ser preso após condenação por um tribunal. O senador explica que é preciso transformar a decisão em lei para evitar mudanças de entendimento dos ministros. “Quero me convencer de que não faltará apoio aqui no Senado para que a gente possa dar mais esse passo”, afirma.

Ferraço defendeu, ainda, a aprovação do PLS 330/2013, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que protege os dados pessoais na internet. Relator, Ferraço afirma que aproximou o texto de um projeto em análise na Câmara, com o mesmo objetivo. Também buscou referências nas legislações norte-americana e europeia, especialmente no novo marco legal que entrará em vigor em 25 de maio na União Europeia. Apesar da dificuldade de se regular a internet e o uso de dados, para Ferraço, “esse é um mercado que precisa ser regulado, não pode ser terra de ninguém”. O senador alerta, porém, para o desafio de se regular sem constranger a inovação e a evolução tecnológica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/17/camara-perdeu-a-oportunidade-de-acabar-com-o-foro-antes-do-stf-diz-ferraco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

MP que reorganiza ministérios pode ser votada hoje na comissão – Notícias

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 870/19, que reorganiza a estrutura ministerial do …