Centro de Línguas Estrangeiras da PMJP recebe exposição de histórias em quadrinhos a partir desta sexta-feira

Para os amantes de histórias em quadrinhos, o Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, irá realizar nesta sexta-feira (18), a exposição de HQ´s – Histórias em Quadrinhos, denominada ‘Entre Páginas’. A abertura será a partir das 15h30, na sede do Celest que fica na Avenida Epitácio Pessoa.

A exposição de quadrinização ‘Entre páginas’ traz o mundo dos quadrinhos para os alunos e professores do Celest, agregando valor aos projetos e ações multiculturais desenvolvidos na instituição que está em sintonia constante com a sociedade. As obras ficaram expostas até o dia 8 de junho.

A mostra contará com obras de renomados quadrinistas paraibanos, a exemplo de Mike Deodato – Marvel Comics, Gabriel Jardim – Independente, Henrique Magalhães – Marca de Fantasia, entre outros.

“Esta é a segunda exposição do gênero promovida pela instituição a fim de inserir a arte como instrumento pedagógico valorizando os artistas da terra. A exposição faz parte do calendário oficial potencializando a missão do Celest que é de fortalecer e desenvolver responsabilidades de natureza social, profissional e cultural”, explicou o diretor do Centro de Línguas Estrangeiras, Jonathan Vieira.

As histórias em quadrinhos (HQ´s) podem ser utilizadas como importantes ferramentas didáticas no ensino de línguas. Considerando que cada gênero textual tem suas características e particularidades, a exposição será contextualizada e trabalhada pedagogicamente pelos professores e alunos dos cursos dos idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão e libras, ofertados pelo Celest.

“Estamos utilizando as HQ’s como instrumento pedagógico em sala de aula a cerca de um mês e esse instrumento é perfeito porque ele tem diversos gêneros textuais. Queremos que os alunos conheçam um pouco quem são nossos quadrinistas e que eles possam expressar, esboçar, dentro do idioma que estão cursando, de acordo com cada nível, apresentações em sala de aula”, disse a coordenadora pedagógica do Celest, Maria Hawley.

Além de proporcionar leitura prazerosa, as HQ´s incentivam os alunos a desenvolverem o hábito pela leitura, podendo abrir portas para a formação de público leitor e, dessa forma, contribuir com as questões que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.

A utilização pedagógica e contextualizada das HQ´s também pode colaborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita, argumentativa, senso crítico, imaginário e criatividade.

A exposição é organizada por Hausman Santos, desenhista, quadrinista e professor de desenho da Prefeitura Municipal de João Pessoa, pela coordenadora pedagógica do Celest, Maria Hawley e pela curadora da Estação Ciência, Larissa França.

 

O post Centro de Línguas Estrangeiras da PMJP recebe exposição de histórias em quadrinhos a partir desta sexta-feira apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/centro-de-linguas-estrangeiras-da-pmjp-recebe-exposicao-de-historias-em-quadrinhos-a-partir-desta-sexta-feira/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …