Comissão de Orçamentos será instalada na terça-feira — Senado Notícias

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) será instalada na próxima terça-feira (22), a partir das 14h30. A instalação foi viabilizada após o presidente do Senado, Eunício Oliveira, designar os integrantes do colegiado, formado por 31 deputados e 11 senadores, e igual número de suplentes.

Na primeira reunião será eleita a mesa da comissão, formada por um presidente e três vice-presidentes. Neste ano, a presidência caberá a um deputado — ano passado o cargo foi ocupado pelo senador Dário Berger (PMDB-SC). O PP, que coordena o maior bloco parlamentar da Câmara, deverá indicar o presidente.

Dos cargos relevantes na Comissão de Orçamento, o único anunciado até agora é o de relator-geral da proposta orçamentária de 2019, que será o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). A proposta chega ao Congresso em agosto. O projeto determinará as despesas e receitas do primeiro ano de governo do próximo presidente da República, que será eleito em outubro.

O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que também sairá do Senado, ainda não foi divulgado. O projeto já está há um mês na comissão. A LDO define as prioridades do governo para o próximo ano, e a meta fiscal, que será um deficit primário de R$ 139 bilhões.

Criada pela Constituição de 1988, a Comissão de Orçamento examina e emite parecer sobre projetos orçamentários e contas apresentadas anualmente pelo presidente da República. Também exerce o acompanhamento e a fiscalização do Orçamento da União.

Com a Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/17/comissao-de-orcamentos-sera-instalada-na-terca-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Candidatos não poderão ser presos até o dia da eleição — Senado Notícias

A partir de sábado (22), nenhum dos candidatos às eleições deste ano poderá ser preso …