Crianças com deficiência visual veem ídolos pela primeira vez – Prefeitura de Curitiba/PR

“Consegui ver meu ídolo pela primeira vez”, comemorou Pedro Henrique, deficiente visual de 10 anos ao sentir a imagem em alto relevo do tenor Andrea Bocelli. Na manhã desta quinta-feira (17/05), Pedro e outras 6 crianças do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller, de Pinhais, visitaram a exposição “De Fotografia à Tactography” em cartaz no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer as obras do artista Gabriel Bonfim, fotógrafo brasileiro radicado na Suíça. A mostra foi especialmente concebida para pessoas com deficiência visual por meio da tecnologia de Tactography, técnica suíça que escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em alto relevo, por meio de impressão em 3D.

O passeio foi promovido pela Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, projeto que visa colaborar com a construção do conhecimento e preservação dos bens culturais a partir de visitas guiadas a comunidade.

Segundo Andreia Tauny Menezes, coordenadora da Ação Educativa, esse encontro foi trabalhado especificamente para essa turma. “Tivemos uma conversa muito bacana com a equipe da escola que nos contou sobre o perfil do grupo e planejamos a melhor forma de recebe-los. Essa prática sempre é feita antes de cada encontro, procuramos atender com afetividade”, afirmou a coordenadora.

“Essa exposição é um resumo de inclusão”, comentou a diretora do Centro Municipal, Maria Luiza Gouveia da Fonseca. “São poucos os espaços que têm a preocupação em garantir esse acesso para o deficiente visual, até hoje só houve mais uma exposição em que conseguimos leva-los. Tanto o atendimento como as obras foram fundamentais para esse resultado”, explicou.

A exposição

Dividida em duas séries, a exposição destaca o tenor italiano Andrea Bocelli, e o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série apresenta sete imagens tridimensionais, num total de 14 obras.

“Eu achei muito legal mesmo. Minha tia sempre me contou sobre o Andrea e fiquei muito animado quando soube que veria ele também”, disse Pedro Henrique.

“Foi incrível, o bailarino fazendo aqueles passos difíceis, me deu vontade de fazer também. Algum dia depois de eu treinar bastante eu sei que consigo”, afirmou Ketlin dos Santos, de 9 anos.

A exposição Tactography™ fica aberta até dia 10 de junho. Os horários de visitação são de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 18h, sábado domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Ação Educativa

A Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) tem como principal objetivo promover a educação patrimonial e o acesso da comunidade à arte e a cultura.

Para auxiliar no processo de reconhecimento e apropriação dos bens culturais, a ação educativa oferece visitas mediadas em museus, exposições, edificações históricas e logradouros públicos.

A equipe de Ação Educativa atua com diferentes públicos, como turistas cidadãos curitibanos e de outras localidades interessados em conhecer o patrimônio cultural; idosos; pessoas em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social; jovens que cumprem medidas socioeducativas e, na grande maioria, profissionais da educação e estudantes de escolas públicas e privadas, desde a educação infantil ao ensino superior.


Serviço: Exposição “De Fotografia à Tactography”, de Gabriel Bonfim

Local: Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 (Solar do Barão) 

Período de exposição: até 10 de junho

Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 18h, sábado e domingo, das 12h às 18h

Entrada gratuita


Ação Educativa

As mediações são gratuitas e acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, por meio de agendamento pelo telefone (41) 33213275 ou pelo e-mail: educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br .


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-com-deficiencia-visual-veem-idolos-pela-primeira-vez/46161.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prêmio Braskem encerra o Porto Alegre Em Cena 2018

O encerramento do 25º Porto Alegre Em Cena acontece na noite deste domingo, a partir …