Educação de Curitiba está alinhada aos objetivos propostos pela ONU – Prefeitura de Curitiba/PR

“Esta cidade singular é também a cidade que pauta sua educação pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Curitiba já conduz o ensino em suas 400 unidades nessa agenda das Nações Unidas, por meio do currículo e do processo de formação dos professores.” A declaração foi feita pelo prefeito Rafael Greca na abertura do Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina, no Museu Oscar Niemeyer, nesta quinta-feira (17/5).

A proposta do Fórum, que vai até sexta-feira (18/5), é mostrar boas práticas e compartilhar cases da América Latina no alcance dos ODS e na integração entre os setores público, privado e academia.

Alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento é promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas e Programa Cidades e Princípios para Educação Executiva Responsável. Tem apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado, Paranacidade, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social e da Celepar.

O prefeito destacou Curitiba como cidade de vanguarda em inovação. “O profeta Isaías disse que o homem é o que o homem conhece. E o mundo será a cultura da inovação que formos capazes de consolidar. Sejam muito bem-vindos a Curitiba, a cidade com nome de semente de árvore, o lugar certo para propagar as virtudes do desenvolvimento sustentável”, completou Greca.

Curitiba aderiu aos ODS em outubro de 2017, por meio de uma carta de compromisso entregue à direção do Programa Cidades das Nações Unidas. 

A programação do Fórum incluirá, na tarde de sexta-feira, uma apresentação da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, sobre o alcance dos ODS na rede pública de ensino e as boas práticas em escolas que estão alinhados com esses objetivos.

Prêmio

O prefeito lembrou que, em 1996, Curitiba ganhou o Prêmio Mundial do Habitat pelo conjunto de sua obra urbanística. E, agora, com novos desafios globais e locais, a cidade implementa e se destaca em ações que se tornam referência no cumprimento da agenda de desenvolvimento sustentável da ONU.

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, os 17 objetivos devem ser atingidos até 2030 e buscam promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, o que inclui ações para erradicação da pobreza, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis, entre outros.

Saiba mais sobre os ODS: https://nacoesunidas.org/pos2015/

Presenças

Participaram da abertura do Fórum o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Sílvio Barros; o diretor das Américas do Pacto Global, Javier Cortez; o presidente da Copel, Jonel Iurk; o presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), Norman de Paula Arruda Filho; o diretor do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Michael Nolan, e a oficial da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina, Vera Kiss; e o presidente da Celepar, Jacson Leite.


Serviço: Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina

Local: Museu Oscar Niemeyer (Marechal Hermes, 999, Centro Cívico)

Data: até sexta (18/5)

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.highlevelregionalforum.com/


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/educacao-de-curitiba-esta-alinhada-aos-objetivos-propostos-pela-onu/46158.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Seguem serviços de podas na Praça Dom Feliciano neste domingo

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Espaços Verdes, segue, …