Prefeitura investe R$ 6 milhões em melhorias na sinalização de trânsito – Prefeitura de Curitiba/PR

Facilitar a travessia de pedestres entre as ruas Tijucas do Sul com a Ourizona, no Sítio Cercado, foi a preocupação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito ao implantar uma passagem em formato de “Z” no canteiro que separa os dois sentidos da via.

A novidade, que força o pedestre a fazer a transposição de forma mais segura pela Ourizona, que é a rua com menor movimento de carros, para depois atravessar pela Tijucas do Sul, que é a principal rua do bairro, começou a funcionar em janeiro deste ano.

Esta mudança está entre as melhorias implantadas na cidade em sinalização viária e que representam um investimento de R$ 6,1 milhões em menos de um ano e meio de gestão.

Desde janeiro de 2017, a equipe da Diretoria de Engenharia da Superintendência de Trânsito (Setran) implantou 271,5 quilômetros de sinalização horizontal, que são as pinturas no pavimento, além de 11,5 mil placas de trânsito.

A Setran Também instalou ou readequou 40 conjuntos semafóricos – os pares de sinaleiros colocados nos cruzamentos. “Isso significa que a Prefeitura está atenta à organização do trânsito na cidade como um todo e, com essas ferramentas, atuando para prevenir congestionamentos e acidentes”, explicou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Contrapartida esperada

A população reconhece o esforço da Prefeitura para melhorar o trânsito, mas espera atitudes melhores dos motoristas. É o caso dos moradores do Bairro Novo que estão aprendendo a usar a nova travessia implantada.

“O problema é que, em geral, os motoristas não param. Aí a gente fica um tempão até conseguir atravessar”, contou Larissa de Oliveira Inácio, que passava pelo local retornando da Unidade de Saúde Moradias Jardim da Ordem com a avó, Elizabete Rocio de Oliveira.

Além da travessia em “Z” e de faixas próprias para a travessia de pedestres, no local foram implantadas lombadas antes das faixas. Além de forçar a redução de velocidade, a ideia é induzir os motoristas a parar quando pedestres estiverem prontos a atravessar a via.

Pela quantidade de pessoas que passam pelo local, analisam os técnicos da Setran, não é o caso de instalar semáforo.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-investe-r-6-milhoes-em-melhorias-na-sinalizacao-de-transito/46149.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prêmio Braskem encerra o Porto Alegre Em Cena 2018

O encerramento do 25º Porto Alegre Em Cena acontece na noite deste domingo, a partir …