Prefeitura investe R$ 6 milhões em melhorias na sinalização de trânsito – Prefeitura de Curitiba/PR

Facilitar a travessia de pedestres entre as ruas Tijucas do Sul com a Ourizona, no Sítio Cercado, foi a preocupação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito ao implantar uma passagem em formato de “Z” no canteiro que separa os dois sentidos da via.

A novidade, que força o pedestre a fazer a transposição de forma mais segura pela Ourizona, que é a rua com menor movimento de carros, para depois atravessar pela Tijucas do Sul, que é a principal rua do bairro, começou a funcionar em janeiro deste ano.

Esta mudança está entre as melhorias implantadas na cidade em sinalização viária e que representam um investimento de R$ 6,1 milhões em menos de um ano e meio de gestão.

Desde janeiro de 2017, a equipe da Diretoria de Engenharia da Superintendência de Trânsito (Setran) implantou 271,5 quilômetros de sinalização horizontal, que são as pinturas no pavimento, além de 11,5 mil placas de trânsito.

A Setran Também instalou ou readequou 40 conjuntos semafóricos – os pares de sinaleiros colocados nos cruzamentos. “Isso significa que a Prefeitura está atenta à organização do trânsito na cidade como um todo e, com essas ferramentas, atuando para prevenir congestionamentos e acidentes”, explicou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Contrapartida esperada

A população reconhece o esforço da Prefeitura para melhorar o trânsito, mas espera atitudes melhores dos motoristas. É o caso dos moradores do Bairro Novo que estão aprendendo a usar a nova travessia implantada.

“O problema é que, em geral, os motoristas não param. Aí a gente fica um tempão até conseguir atravessar”, contou Larissa de Oliveira Inácio, que passava pelo local retornando da Unidade de Saúde Moradias Jardim da Ordem com a avó, Elizabete Rocio de Oliveira.

Além da travessia em “Z” e de faixas próprias para a travessia de pedestres, no local foram implantadas lombadas antes das faixas. Além de forçar a redução de velocidade, a ideia é induzir os motoristas a parar quando pedestres estiverem prontos a atravessar a via.

Pela quantidade de pessoas que passam pelo local, analisam os técnicos da Setran, não é o caso de instalar semáforo.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-investe-r-6-milhoes-em-melhorias-na-sinalizacao-de-transito/46149.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mucane recebe 5ª edição da Homenagem às Mulheres Negras :: Notícia :: Prefeitura de Vitória

Josué de Oliveira Evento exalta a resistência da mulher negra e contribui para a redução …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!