Saúde oferta curso sobre hortas comunitárias nesta sexta-feira no Ifes :: Notícia :: Prefeitura de Vitória

Diego Alves

Objetivo do curso é orientar as pessoas sobre o cultivo de hortas comunitárias (Ampliar imagem)

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciará mais um curso “Horta da Saúde”, que visa implantar uma horta comunitária em um terreno desapropriado em Jucutuquara, por solicitação dos próprios moradores. O evento acontece no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória, às 16 horas.

O programa “Hortas Urbanas Comunitárias” é idealizado pela médica homeopata e responsável pelas  Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) na Semus, Henriqueta Sacramento, e tem como objetivo estimular o consumo consciente e orientar sobre o cultivo e a preparação de alimentos orgânicos.

O engenheiro agrônomo Geneilcimar dos Santos Ferreira orientará os munícipes sobre técnicas agronômicas. Além disso, haverá orientações sobre cultivo, cuidados com as pragas e doenças, valores terapêuticos e medicinais, consumo consciente, respeito ao meio ambiente e preparo de alimentos naturais. A carga horária do curso varia de 12 a 20 horas.

“O curso é a condição fundamental para implantação da horta, que, depois, será mantida e cuidada pelos moradores, com o apoio da Prefeitura, conforme as necessidades que surgirem. Portanto, quem vai colocar a mão na massa, semeando, colhendo e cuidando, são os guardiões da horta”, disse Henriqueta.

Próximos eventos

Neste sábado (19), dia do aniversário de 106 anos do Parque Moscoso, a equipe de Hortas Urbanas Comunitárias irá orientar os presentes sobre plantas medicinais e hortaterapia. 

Em 6 de junho, acontece o III Seminário Municipal sobre Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas Comunitárias, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus). 

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-28562.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Consumidor aprende mais sobre orgânicos no Mercado Municipal – Prefeitura de Curitiba/PR

A médica Fernanda Vasconcelos, 35 anos, já tinha planejado comprar, nesta quarta-feira (23/5), alimentos sem …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!