Vitria vai receber grande ao de combate a ratos :: Notcia :: Prefeitura de Vitria

Elizabeth Nader

Equipes vão aplicar raticidas em vias, praças e diferentes espaços públicos

Vitória vai receber uma grande ação de desratização a partir desta segunda-feira (21). O controle dos roedores vai abranger todos os bairros da capital e tem previsão de ser concluído até 29 de junho.

Segundo o diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Manoel Coutinho Pimentel Junior, diariamente são feitas ações para controle de ratos, mas essas intervenções simultâneas em vários pontos do município otimizam os recursos disponíveis e promovem resultados amplos e consistentes. 

“A escolha dos locais para receber essas intervenções simultâneas obedece a critérios epidemiológicos, que são: notificações de leptospirose, áreas sujeitas a alagamentos ou com habitações e saneamento favoráveis à proliferação de roedores, concentração de consumo e manuseio de alimentos, locais de grande circulação de pessoas e solicitações para execução de ações de controle de roedores”.

Raticidas

Os trabalhos consistem em aplicação de raticidas nos espaços públicos, como vias e logradouros, praças, parques, orla e feiras.

Cuidados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ratos transmitem, aproximadamente, 55 enfermidades. Uma delas é a leptospirose, que é transmitida pela urina dos animais e provoca febre e dores, podendo progredir a hemorragias e morte. Por isso, o combate e o controle do roedor devem ser constantes. A população pode ajudar tomando os seguintes cuidados:

  • Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente;
  • Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo;
  • Acondicionar alimentos sempre em recipientes bem fechados;
  • Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, a parte posterior de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre no ambiente e possa servir de transporte ou abrigo de camundongos;
  • Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para os ratos;
  • Instalar telas com menos de 1 cm de vão de diâmetro, grelhas, ralos do tipo “abre e fecha”, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;
  • Não acumular entulho ou materiais inservíveis nas residências, quintais e terrenos baldios;
  • Manter limpos e murados os terrenos baldios;
  • Manter limpas as instalações de animais domésticos;
  • Não deixar água e restos de alimentos de cães e gatos durante a noite nos quintais e residências.

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-28577.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mucane recebe 5ª edição da Homenagem às Mulheres Negras :: Notícia :: Prefeitura de Vitória

Josué de Oliveira Evento exalta a resistência da mulher negra e contribui para a redução …

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!