Abelhas sem ferrão deixam aula de crianças mais doce no Capão da Imbuia – Prefeitura de Curitiba/PR

Os estudantes da Escola Municipal Eva da Silva, no Capão da Imbuia, aprenderam sobre a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio do meio ambiente. A aula de campo, feita na manhã desta quarta-feira (23/5), no Museu de História Natural do Capão da Imbuia, também celebrou o Dia Mundial das Abelhas, instituído pela Organização das Nações Unidas em 20 de maio.

Dentro das atividades do programa Linhas do Conhecimento, as crianças puderam complementar o conteúdo de sala de aula e visto em diversas disciplinas a respeito dos insetos e da sua importância para a produção de alimentos.

“Com tudo o que conversamos e com as informações do Jardins de Mel eles mudaram o conceito sobre as abelhas, conheceram as nativas e vão repassar isso para as famílias em casa”, contou a professora Adriana dos Santos Soppa. “Assim eles também percebem e ajudam na preservação dos insetos e das flores polinizadas por eles”, completou.

Na aula de campo, os especialistas do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Solange Malkowski e Felipe Thiago de Jesus – também idealizador do projeto Jardins de Mel – mostraram a estrutura das colmeias e o reforço na alimentação das abelhas, necessária nos dias mais frios.

Ao final da atividade, além de provar o mel, eles fizeram o grito de guerra dos Guardiões das Abelhas Nativas Sem Ferrão: “Nós somos os Guardiões das abelhas nativas sem ferrão”.

Preservação e educação

Desde a implantação do Jardins de Mel, em setembro do ano passado, mais de 2 mil pessoas – entre alunos, professores de escolas municipais e a comunidade em geral – tiveram a oportunidade de saber mais sobre as abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização de 90% das plantas nativas.

Trazer de volta as abelhas polinizadoras das plantas nativas é objetivo do projeto. A vitrine do Jardins de Mel fica no Parque Barigui e outras caixas de colmeias de abelhas nativas estão no Jardim das Sensações (Jardim Botânico), Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba, Bosque Reinhard Maack (Hauer), Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Parque Tingui.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/abelhas-sem-ferrao-deixam-aula-de-criancas-mais-doce-no-capao-da-imbuia/46229.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …