Começa nesta segunda (4) o 4º Fórum IBGP de Governança de TI – STJ

A partir desta segunda-feira (4), será realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o 4º Fórum IBGP de Governança de TI, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública. O evento, que vai até quarta-feira (6), reunirá autoridades, gestores e técnicos de administração pública.

O encontro tem como objetivo a discussão de práticas de governança e de gestão de tecnologia da informação diante das mudanças tecnológicas, culturais e éticas que levam o cidadão a exigir, cada vez mais, melhores resultados dos órgãos públicos.

A abertura do fórum contará com a participação da presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, e do presidente do IBGP, Geraldo Loureiro. Além das palestras, no primeiro dia do evento será realizado o Seminário STJ de Governança de TI, voltado para servidores e magistrados do tribunal.

A programação está disponível no site do evento.

Modernização da gestão pública

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do STJ, Rodrigo Carvalho, representará o tribunal no painel Como a TI Pode Auxiliar na Implantação da Governança Corporativa em Organizações Públicas.

Segundo a assessora da STI, Carla Braga, que também é responsável pela equipe de apoio à governança de TI, o fórum permitirá aos participantes compreender como a governança potencializa nos órgãos o cumprimento de suas missões institucionais.

“Essas práticas promovem a modernização da gestão pública e as respostas efetivas e úteis às demandas de interesse público. Entre os palestrantes, estará o precursor de governança pública, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes”, destaca a assessora.

O evento contará com a presença de autoridades, servidores e especialistas que discutirão, entre outros temas, a necessidade de revisão de processos, sistemas e tecnologias para que os gestores tenham a capacidade de se adaptar às modificações e de corresponder às expectativas da sociedade.

Governança

A administração pública federal como um todo vem investindo em governança. Em 2013, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Casa Civil do governo, ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público que elaborassem um modelo de governança.

Com base nessas orientações, o STJ publicou a Resolução STJ 19/2016, que estabelece o Sistema de Governança Institucional do STJ, e a Instrução Normativa STJ/GP 5/2017, que trata da governança de TI e institui os Comitês de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A assessora Carla Braga ressalta que o gestor precisa estar sintonizado com modelos de administração que possibilitem atingir bons resultados. “O modelo baseado em boa governança permite resultados transformadores e com valor público. Enquanto as preocupações principais da gestão são eficácia e qualidade, as da governança são efetividade e economicidade”, afirma.

Conceitos

De acordo com a assessora Carla Braga, a governança pública pode ser conceituada como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com o objetivo de conduzir as políticas públicas e prestar serviços de interesse da sociedade.

A assessora também destaca a necessidade de se conhecer o conceito de governança associado à tecnologia da informação e comunicação. “Trata-se do conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam assegurar que as decisões e ações relativas à gestão e ao uso de TIC se mantenham harmoniosas com as necessidades institucionais e contribuam para o cumprimento da missão e o alcance das metas organizacionais”, conclui.

Para saber mais sobre os benefícios da boa governança no setor público, clique aqui.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/Ju8kYTQs-So/Come%C3%A7a-nesta-segunda-(4)-o-4%C2%BA-F%C3%B3rum-IBGP-de-Governan%C3%A7a-de-TI.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …