Morre aos 93 anos o ministro aposentado do STJ Pedro da Rocha Acioli – STJ

 Ministro Pedro da Rocha Acioli

Ministro Pedro da Rocha Acioli.

O ministro Pedro da Rocha Acioli, que atuou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) desde 1980 e se aposentou já no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 1995, faleceu na madrugada desta quinta-feira (7), em Salvador.

A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, expressou seu pesar pela morte do ministro: “O ministro Pedro Acioli fez parte da geração pioneira de magistrados que integrou o STJ. Ele deixa um legado inestimável para o país: a consolidação da Corte logo após sua criação, superando o desafio de estabilizar a prestação jurisdicional e, assim, cumprir a missão confiada pela Constituição Federal de 1988. Neste momento de dor e consternação, presto solidariedade à família e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações.”

O vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, também manifestou profundo pesar pelo falecimento do ministro alagoano: “Presto condolências à família e aos amigos desse notável magistrado. Neste momento, em oração, rendemos homenagens a um ministro que teve uma trajetória marcante na Justiça brasileira.”

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha (eleito para ser o próximo presidente do STJ), disse que “o Poder Judiciário brasileiro perdeu hoje um de seus mais dignos representantes, o ministro Pedro Acioli, cuja brilhante carreira haverá de servir de exemplo para toda a magistratura nacional”.

“Estamos certos de que a família, apesar da perda inestimável, será confortada pela lembrança de força, inteligência e dedicação que sempre inspirou a vida do ilustre alagoano”, acrescentou Noronha.

Pedro da Rocha Acioli nasceu em Murici (AL), em 7 de março de 1925. Tornou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Alagoas, em 1952. Também se graduou em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió, em 1969.

Foi juiz de direito em diversas cidades alagoanas, como nas comarcas de Major Izidoro, Porto de Pedras, Quebrangulo, Arapiraca e Viçosa. Atuou como juiz federal a partir de 1974. Exerceu o cargo de corregedor da Justiça Eleitoral do estado e, logo depois, foi empossado como ministro do TFR, em 23 de junho de 1980.

No STJ, assumiu a presidência da Primeira Seção e da Primeira Turma, colegiados especializados em direito público, entre fevereiro de 1991 e fevereiro de 1992. Após esse período, passou a compor a Sexta Turma do STJ, especializada em direito penal. Integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio 1990-1992, exercendo a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

O velório e o sepultamento serão no cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió. Pedro da Rocha Acioli era viúvo e deixa um filho, o advogado Pedro Acioli Filho, e um neto.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/ScEDlN33hqY/Morre-aos-93-anos-o-ministro-aposentado-do-STJ-Pedro-da-Rocha-Acioli.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …