Estação comemora Dia Internacional do Asteroide com palestras e observações astronômicas

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, comemora o Dia Internacional do Asteroide, neste sábado (30), a partir das 15h, com palestras e observações astronômicas, numa parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada é gratuita para todas as idades.

A mobilização internacional terá fins educativos para comemorar o aniversário do maior impacto da Terra na história recente, o evento de Tunguska, em 1908, que devastou cerca de 2000 quilômetros quadrados de floresta, na Sibéria. O Asteroid Day foi criado em 2014, pelo cineasta Grig Richters, pela chefe de negócios do Vale do Silício, Danica Remy, pelo astronauta da Apollo 9 Rusty Schweickart e por Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda Queen.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, coordena a realização de eventos do Asteroid Day, principalmente nas escolas, nos dias que antecedem 30 de junho. “Junto à Estação Cabo Branco, pretendemos realizar um evento que seja acessível à população de João Pessoa de todas as idades. Com palestras educativas, mostra de modelos de asteroides, mostra de fotomontagens e observação pública com telescópios”, comentou Marcelo Zurita.

Como será? – O evento tem início às 15h, com abertura das palestras, no auditório da Estação Cabo Branco. O primeiro palestrante é Marcelo Zurita que falará sobre “Apophis – O mais Perigoso dos Asteroides”. Em seguida, se apresenta o professor da UFPB, Renan Aversari. Logo após, haverá uma palestra sobre “Proteção Espacial – Como Proteger a Terra dos Asteorides”.

A partir das 17h, acontece a mostra de modelos de asteroides e fotomontagens e as observações públicas com telescópios dos planetas vênus, júpiter e vesta (o maior asteroide do sistema solar).

Asteroide Day – Dia Internacional do Asteroide

SERVIÇO:

Sábado (30)

Local: Sala de Convenções 1

Hora: a partir das 15h

Palestrantes: Marcelo Zurita (presidente da APA) e professor Renan Aversari (UFPB).

Entrada gratuita

Informações: 3214.8270 – 3214.8303

ou pelo site www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Marcos Jerônimo (astrônomo da Estação)

Fone: 9.8718.7667

Marcelo Zurita (presidente da APA)

Fone: 9.9926.1152

O post Estação comemora Dia Internacional do Asteroide com palestras e observações astronômicas apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacao-comemora-dia-internacional-do-asteroide-com-palestras-e-observacoes-astronomicas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …