Estação comemora Dia Internacional do Asteroide com palestras e observações astronômicas

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, comemora o Dia Internacional do Asteroide, neste sábado (30), a partir das 15h, com palestras e observações astronômicas, numa parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada é gratuita para todas as idades.

A mobilização internacional terá fins educativos para comemorar o aniversário do maior impacto da Terra na história recente, o evento de Tunguska, em 1908, que devastou cerca de 2000 quilômetros quadrados de floresta, na Sibéria. O Asteroid Day foi criado em 2014, pelo cineasta Grig Richters, pela chefe de negócios do Vale do Silício, Danica Remy, pelo astronauta da Apollo 9 Rusty Schweickart e por Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda Queen.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, coordena a realização de eventos do Asteroid Day, principalmente nas escolas, nos dias que antecedem 30 de junho. “Junto à Estação Cabo Branco, pretendemos realizar um evento que seja acessível à população de João Pessoa de todas as idades. Com palestras educativas, mostra de modelos de asteroides, mostra de fotomontagens e observação pública com telescópios”, comentou Marcelo Zurita.

Como será? – O evento tem início às 15h, com abertura das palestras, no auditório da Estação Cabo Branco. O primeiro palestrante é Marcelo Zurita que falará sobre “Apophis – O mais Perigoso dos Asteroides”. Em seguida, se apresenta o professor da UFPB, Renan Aversari. Logo após, haverá uma palestra sobre “Proteção Espacial – Como Proteger a Terra dos Asteorides”.

A partir das 17h, acontece a mostra de modelos de asteroides e fotomontagens e as observações públicas com telescópios dos planetas vênus, júpiter e vesta (o maior asteroide do sistema solar).

Asteroide Day – Dia Internacional do Asteroide

SERVIÇO:

Sábado (30)

Local: Sala de Convenções 1

Hora: a partir das 15h

Palestrantes: Marcelo Zurita (presidente da APA) e professor Renan Aversari (UFPB).

Entrada gratuita

Informações: 3214.8270 – 3214.8303

ou pelo site www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Marcos Jerônimo (astrônomo da Estação)

Fone: 9.8718.7667

Marcelo Zurita (presidente da APA)

Fone: 9.9926.1152

O post Estação comemora Dia Internacional do Asteroide com palestras e observações astronômicas apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacao-comemora-dia-internacional-do-asteroide-com-palestras-e-observacoes-astronomicas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …