Guarda Municipal celebra 28 anos de fundação com população pessoense

A Guarda Civil Municipal de João Pessoa, instituição que tem o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal, comemorou seus 28 anos de existência na manhã desta sexta-feira (29), no Parque da Lagoa, no Centro da Capital. O evento contou com café da manhã, distribuição de mudas de plantas nativas e homenagem aos guardas municipais que fazem parte do quadro de funcionários desde o primeiro ano de fundação.

A Guarda Civil é composta atualmente por mais de 700 profissionais, dentre eles os mais de 330 que o prefeito Luciano Cartaxo convocou e deu posse, através de concurso público. Eles estão divididos entre o trabalho ambiental, motorizado, de bicicleta e nas cinco bases em pontos fixos instalados na cidade.

Para o secretário de Segurança Urbana Municipal e Cidadania (Semusb), sargento Dênis Soares dos Santos, a Guarda tem fortalecido as políticas de segurança urbana no município de João Pessoa, por meio de medidas preventivas, minimizando os índices de violência e implantando uma cultura de paz. “Políticas públicas de construção da cidadania é preocupação da nova gestão que atua de maneira integrada e preserva a qualidade e velocidade nos serviços prestados”, destacou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, a atual gestão contribuiu muito para os avanços da categoria. Segundo ele, é mais que notória a importância dos municípios no contexto da segurança pública.

“O Estado hoje não comporta mais, sozinho, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio. O pensamento hoje é que sem ações integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples podem tomar proporções desastrosas. É para ajudar a população que a Guarda Municipal tem trabalhado por 28 anos”, completou.

 Números positivos – O ano ainda não terminou, mas a atuação da Guarda na prevenção à violência e combate às drogas nas escolas do município já realizou 190 visitas preventivas, com palestras para alunos da rede municipal e 11 para crianças, através do teatro de fantoches.

Neste ano, foram 601 ocorrências atendidas e pessoas conduzidas à delegacia, auxiliando a Polícia Militar, por dano ao patrimônio público, invasão de propriedade, desordem, desacato, furto, roubo, prestação de socorro, agressão, ato libidinoso, tráfico de drogas, violência doméstica, ameaça, tentativa de homicídio e embriaguez ao volante. Além disso, a Guarda Municipal efetua resgates de animais e presta serviço de rotina que atende um plantão de 24h.

 Incentivos – Em janeiro deste ano, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou novos equipamentos para os profissionais da Guarda Civil, para ampliar e modernizar os instrumentos de apoio ao trabalho realizado na segurança cidadã e preventiva. Os profissionais receberam novas carteiras funcionais, 250 algemas, 120 coletes e 300 rádios comunicadores com a tecnologia Tetra, a mesma utilizada pelas polícias Militar, Civil e Federal.

Monitoramento – A Guarda Civil Municipal também promove ações de monitoramento por vídeo no Centro da Cidade. A ação é parte de um convênio entre a secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

O trabalho faz parte do Programa ‘Crack é Possível Vencer’, um projeto do Governo Federal que trabalha com usuários de crack e outras drogas. Há uma equipe de guardas municipais capacitados para atuar no projeto, que conta com quatro viaturas (dois carros e duas motos) e um ônibus de videomonitoramento, além de câmeras espalhadas pelo Centro da cidade, que é o foco do projeto.

Saúde com Segurança – Em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) também promove a operação ‘Saúde com Segurança’, que conta diretamente com ações da SMS. A iniciativa faz parte do Plano de Segurança, desenvolvido pela Semusb, que reforça a atuação da Guarda Municipal nos hospitais da rede e unidades de saúde. Para isso, são disponibilizados 178 guardas civis, que trabalham com o auxílio de cinco caminhonetes, três viaturas e 12 motocicletas. Essa equipe atua na proteção do patrimônio público, garantindo a segurança de usuários e funcionários, além de prevenir delitos.

O post Guarda Municipal celebra 28 anos de fundação com população pessoense apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/guarda-municipal-celebra-28-anos-de-fundacao-com-populacao-pessoense/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …