Na Regional Cajuru, Greca pede que a comunidade ajude a manter os rios limpos – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca fez um apelo para que os curitibanos que moram nos bairros da regional Cajuru ajudem a manter o leito do Rio Iguaçu limpo para evitar enchentes. “Nós fizemos um grande esforço para limpar o rio e temos que lembrar que ele é raso. Quando vêm as chuvas torrenciais não tem jeito: ele vai encher. Por isso é importante manter o rio sempre limpo”, disse o prefeito, nesta sexta-feira (29/6), em encontro com lideranças da região.

Em mais uma edição do projeto Prefeitura nos Bairros, o prefeito visitou a Rua da Cidadania e ouviu gestores dos núcleos das secretarias para avaliar a atuação da municipalidade no Cajuru e também nos bairros Uberaba, Capão da Imbuia, Jardim das Américas e Guabirotuba. Segundo estimativa populacional para 2017, vivem na região aproximadamente 234 mil pessoas.

Regularização fundiária

A regularização fundiária foi um dos temas em pauta na reunião e Greca ficou satisfeito em saber que está avançando a negociação nas áreas de ocupação irregular São Domingos e São João Del Rey, onde atualmente residem mais de mil famílias.

“É uma burrice não trabalhar para resolver as ocupações irregulares. Quando a gente traz estas pessoas para a normalidade, elas passam a pagar imposto ao mesmo tempo que se tornam proprietárias de seus imóveis e assim podem deixar a família amparada. Todo mundo ganha com isso”, disse.

Saúde já

Na área da saúde, o prefeito determinou que seja feita a pintura do prédio da UPA do Cajuru. E orientou que sejam feitos mutirões para incentivar a população a usar o aplicativo Saúde Já, que evita que as pessoas enfrentem filas de madrugada em busca de atendimento nas unidades básicas de saúde.

Vulnerabilidade social

Greca manifestou preocupação com a vulnerabilidade social da região. Atualmente, existem 165 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas na Regional Cajuru, conforme relatou a gestora da FAS, Cláudia Regina Martins Estorilio. “O que nós fazemos é trabalhar bastante em prevenção para combater o problema. Existe um trabalho intersetorial com outras secretarias, como é o caso de Esporte e Lazer e Juventude. Quando o jovem cumpre atividades lá, ele abate na punição”, explicou. A região tem quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e um CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Caio Júnior

A SMELJ é uma das redes de apoio para atenuar o problema da vulnerabilidade social dos jovens. Um programa em parceria com o Governo do Estado está ofertando 40 bolsas no valor de R$ 208 para jovens de 14 anos. O prefeito pediu que sejam providenciados uniformes e uma formatura para os integrantes do programa.

Greca também determinou que o Centro de Esportes e Lazer (CEL) do Jardim das Américas, passe a se chamar de Caio Júnior, em homenagem ao técnico que pereceu no voo trágico da equipe da Chapecoense.

A gestora da SMELJ, Marli Teixeira Leite informou que a região vai ganhar mais um equipamento esportivo: o Centro de Iniciação Esportiva do Parque do Peladeiro.

Cultura

A Fundação Cultural de Curitiba também tem uma série de programas voltados para estudantes e a comunidade da regional. Além da exibição de filmes na Rua da Cidadania, o ônibus palco também vai às escolas e está prevista a realização de teatro de bonecos no auditório.

De acordo com a coordenadora da FCC, Nilza Raimundo, para a comunidade são feitos encontros de artistas para troca de experiência e roda de viola. Para o mês de setembro, deverá ser organizada uma grande festa cívica em comemoração à Semana da Pátria, com a presença do renomado pianista Arthur Moreira Lima.

Dinheiro no bolso

Economia para famílias é um dos pontos fortes da Regional Cajuru. De janeiro a junho deste ano, as consumidores que compram nos Armazéns da Família já economizaram cerca de R$ 3 milhões, segundo os cálculos de Mabel Tevah, da Secretaria do Abastecimento. Além disso, os alunos das escolas municipais também estão sendo se beneficiando com produtos direto da terra. Existem quatro hortas escolares e uma comunitária. O prefeito pediu que seja organizada uma feira gastronômica na Rua da Cidadania da Cajuru.

Participantes

Participaram do encontro, a administradora regional, Adriane Cristina dos Santos, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, os vereadores Serginho do Posto, presidente da Câmara Municipal, e Kátia Dittrich, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a coordenadora do projeto Prefeitura nos Bairros, Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda e a assessora do prefeito, Cynthia Juraszek Maia Batista.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/na-regional-cajuru-greca-pede-que-a-comunidade-ajude-a-manter-os-rios-limpos/46689.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …