Prefeito abre Festa do Pinhão e lança rotas de turismo de inverno – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca abriu, neste sábado (30/6), a Festa Sabores do Pinhão. O evento gastronômico acontece na grande tenda armada na rua General Carneiro,  ao lado do Mercado Municipal, até 8 de julho. Na feira, Greca lançou a estratégia de turismo de inverno “Rotas do Pinhão” para estimular o uso do fruto no preparo de pratos da culinária das diferentes etnias que formam o perfil da população curitibana.

“É com muita alegria que lanço nesse evento, que tem o gosto de Curitiba, a ideia do turismo de inverno Rotas do Pinhão. A partir de Curitiba, vamos ter pinhão no restaurante alemão, italiano, japonês, no meio do sushi e da polenta, pra ficar forte e ter a energia de vem da árvore mais linda da terra”, disse Greca.

O prefeito percorreu as barracas da festa, conversou com os empreendedores participantes e degustou alguns pratos. Foi o caso do escondidinho de pinhão com batata salsa e carne seca e do pinhão com bacon, acompanhados de alguns goles de cerveja de pinhão. 

O pediatra maringaense Renato Fernando Cazanti aproveitou a folga do estágio que veio fazer em Curitiba para passear na Festa Sabores do Pinhão e conhecer o tortei de abóbora com pinhão. “Gosto de conhecer comidas diferentes e esse prato chamou a minha atenção”, disse o médico.

Com sabor de pinhão: Assim como essa massa, os visitantes também podem saborear linguiça de pinhão, farofa de pinhão, sopa de pinhão com carne seca e os doces húngaros kurtos kalacs – cones de massa envolvidos em açúcar caramelizado onde são colocadas generosas bolas de sorvete de creme. Para o evento, conta a chef Ana Paula Lazier, foram criadas duas coberturas especiais para o doce: farofa de pinhão e amendoim triturados e calda de quentão. Quem quiser doses adicionais da bebida junina pode levar também ampolas que, espetadas no sorvete, liberam o líquido em temperatura ambiente dentro da massa.

Participaram da abertura do evento os secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi, da Educação, Maria Sílvia Bacila Winkeler e o do Esporte, Emílio Trautwein; os vereadores Pier Petruzziello e Sérgio Balaguer; a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional (Adetur) e chef Jane Dissenha; além de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Fundação Cultural, do Instituto Municipal de Turismo e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Florestal (Embrapa).

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeito-abre-festa-do-pinhao-e-lanca-rotas-de-turismo-de-inverno/46690.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …