Programa de Prevenção de Suicídios em pauta na Câmara

DA REDAÇÃO

Encarado ainda como um tabu, o suicídio é algo pouco discutido pela sociedade, além de ser um tema bastante polêmico e cercado de desinformação e preconceitos. E, é justamente essa falta de informação que dificulta a identificação daqueles com um comportamento suicida. A fim de tentar reverter essa situação, tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL 701/2017), de autoria da vereadora Sâmia Bonfim (PSOL), que cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes.

Segundo Sâmia, o programa terá por objetivo ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes, e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquicos que possam conduzir ao suicídio.

“O tratamento mental e emocional deve ser encarado como um processo necessário, e como um direito, assim como qualquer outra modalidade de atendimento na área da saúde. Da mesma forma, deve ser fornecido de maneira universal, gratuita e acessível a toda as pessoas, por meio do Sistema Único de Saúde e de outros meios de atendimento ligados ao Estado”, afirma Sâmia.

O PL explica também que o programa deverá ser desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como espaço prioritário de atuação as escolas, cursos técnicos e universidades, além de serviços de acolhimento institucional, podendo ser estendido para outros locais de estudo, trabalho, moradia e socialização.

De acordo com a justificativa a ideia é que haja ações como a realização de palestras, discussões, rodas e eventos com especialistas que abordem o tema, exposição de cartazes e fomento de publicidade informativa sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e demais serviços para atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de saúde.

O Projeto de Lei 701/2017 já foi aprovado em primeira discussão no Plenário da Câmara e agora aguarda uma segunda votação para então ser encaminhado ao Executivo Municipal.

Acompanhe outros Projetos em tramitação da vereadora Sâmia Bonfim no aqui. Você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o vereado.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/programa-de-prevencao-de-suicidios-em-pauta-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …