Saúde leva teste rápido contra hepatites à Praça Rui Barbosa – Prefeitura de Curitiba/PR

Para diagnosticar possíveis portadores de hepatite B e C e esclarecer dúvidas sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez, nesta sexta-feira (29/6), um mutirão de testes rápidos na Praça Rui Barbosa.

A data foi escolhida para receber o mês de julho, dedicado à conscientização da população para a importância do diagnóstico e da prevenção contra as hepatites.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e o Sesc, a funcionários da Saúde receberam quem passou pela Praça Rui Barbosa no Centro de Curitiba em uma grande tenda, onde foram realizados os testes. Para pessoas acimas de 25 anos foi ofertada a primeira dose da vacina contra a hepatite B.

“80% dos portadores não sabem que têm o vírus e que a doença pode evoluir para um quadro mais grave, como um câncer de fígado”, alerta a técnica do Serviço de Referência de Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde, Maria Elizabeth Ferraz.

A aposentada Cesarina Tissi, 83 anos, conta que, na juventude, foi diagnosticada com um tipo de hepatite, mas não sabe dizer qual. Fez o teste para descobrir se ainda tem algum tipo do vírus e se precisa de tratamento.

O pedreiro Rafael Consoni, 33 anos, interrompeu a ida ao banco quando passou pela praça para fazer o teste e recebeu orientações sobre a doença. “Não sabia que existe vacina contra a hepatite B. É importante esse tipo de atividade que traz a saúde para perto das pessoas”, elogiou.

“No caso da hepatite C, atualmente há um tratamento com taxa de cura em 98% dos casos”, explica a técnica Maria Elizabeth. “Por isso é importante que as pessoas busquem o diagnóstico precoce para respostas satisfatórias aos medicamentos”, destaca. Para a hepatite B, existe vacina, ofertada gratuitamente em todos os postos de saúde, aplicada em três doses.

A hepatite

Silenciosa, a hepatite é uma doença causada por um vírus, transmitido por contato com sangue contaminado – por transfusão feita antes de 1993, sexo sem proteção, compartilhamento de seringa no uso de drogas, agulhas não esterilizadas em procedimentos estéticos e tatuagens. O vírus pode passar até duas décadas incubado no organismo.

Não tratada, a doença causa a inflamação do fígado e pode evoluir para cirrose e câncer. O teste é recomendado especialmente para pessoas a partir dos 40 anos.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/saude-leva-teste-rapido-contra-hepatites-a-praca-rui-barbosa/46677.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …