Unidades de Saúde têm horário especial para vacinação na segunda-feira – Prefeitura de Curitiba/PR

Os lotes remanescentes da vacina contra a gripe seguem à disposição da população nos postos de saúde. Na próxima segunda-feira (2/7), as unidades de saúde atendem em horário especial, por causa do jogo do Brasil contra o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Os postos de saúde vão abrir das 7h às 10h, com pausa para a partida (que tem início às 11h), e retomam as atividades às 13h30.

Desde que a vacina contra a gripe foi liberada para toda a população em Curitiba (25/6), até esta sexta-feira (29/6) foram aplicadas 45 mil doses da vacina nas unidades de saúde de Curitiba e ainda estão disponíveis cerca de 25 mil doses.

Para se vacinar, basta apresentar documento de identificação com foto. “Abrir a vacinação para todos foi importante para aumentar a cobertura na cidade, favorecendo a toda população no combate ao Influenza”; destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.

“Queremos ofertar todas as doses que recebemos. À medida que as vacinas forem se esgotando em um posto, vamos informar onde a população ainda pode encontrar doses remanescentes”, destacou. A atualização das doses será feita por meio do site da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br).

A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, evitar aglomerações e locais fechados são cuidados que evitam a proliferação do vírus.

Esses cuidados são importantes inclusive porque leva em torno de dez dias para que o agente imunizante da vacina induza anticorpos contra o Influenza. Nesse período, há uma janela para outras ocorrências, como um outro vírus, já incubado no indivíduo, se manifestar, causando sintomas de gripe.

Meta

“A população em geral aderiu bem à nossa oferta e isso contribuiu, inclusive, para elevar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, conta Oliveira. Até quinta-feira (28 de maio), Curitiba havia atingido 87,2% da meta geral.

No encerramento da campanha (22/6), a porcentagem era de 83%. Entre as puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias), a cobertura atual é de 132,2% e, entre os idosos (+60 anos), 98,4%. Até ontem, 61,3% das crianças (até cinco anos incompletos) haviam sido vacinadas e 62,1% das gestantes.

Doença

 

A gripe (influenza) ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.

 

O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.


Orientações de higiene


– Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70;

– Cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas. Ao tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Não coloque a mão na frente da boca, pois se tocar em outras superfícies irá contaminá-las;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

– Evitar aglomerações e ambientes fechados;

– Procurar manter os ambientes ventilados;

– Em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira;

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/unidades-de-saude-tem-horario-especial-para-vacinacao-na-segunda-feira/46685.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …