Prefeitura dá o pontapé inicial para instalação da muralha digital em Curitiba – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitiba vai ampliar a estrutura de videomonitoramento nas principais entradas da cidade e nos pontos com grande concentração e passagem de pessoas, além de atualizar o conjunto de câmeras existente. A utilização inteligente desses equipamentos, principalmente nas áreas da segurança e do trânsito, integra o projeto Curitiba Cidade Inteligente e Segura – Muralha Digital, cujo protocolo de intenções foi assinado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nesta segunda-feira (2/7).

“Esse documento é o primeiro tijolo na construção da nossa muralha digital”, afirmou o prefeito Rafael Greca, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, durante a assinatura do protocolo de intenções. “O que peço aos nossos representantes na Defesa Social e na Guarda Municipal é que sejamos mestres na arte de multiplicar a presença e de se dedicar ao nosso povo”, acrescentou o prefeito.

A integração entre as forças e poderes foi destacada pelo presidente do BRDE, Orlando Pessuti, que representou a governadora Cida Borghetti no evento. “Essa parceria e esse entendimento são fundamentais para pensar Curitiba do ponto de vista metropolitano”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Reis, por sua vez, elogiou a iniciativa municipal e citou a evolução da capital no setor: Curitiba teve redução de homicídios dolosos nos últimos sete anos, na contramão do registrado em outras capitais. 

Agilidade

A Muralha Digital propõe um salto na melhoria da infraestrutura tecnológica, de informação e de comunicação. De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, a implementação de equipamentos de avançada tecnologia vai possibilitar uma gestão mais eficaz e otimização no emprego do efetivo operacional e no deslocamento de viaturas, com redução no tempo-resposta para atendimento de ocorrências, além de maior controle do respeito às regras de trânsito e otimização no fluxo do trânsito.

Além da integração entre câmeras e radares e da atualização das cerca de 950 câmeras existentes, serão instaladas 600 novas câmeras, com reconhecimento facial e leitura de placas. Os novos equipamentos serão colocados em locais estratégicos, a partir do cruzamento de informações com índices criminais. Essas imagens serão encaminhadas, em tempo real, a um Centro Integrado de Comando e Controle Inteligente e cruzadas com as informações de GPS das viaturas, de forma integrada com órgãos de segurança, como as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Federal. “É utilizar a tecnologia a nosso favor, inclusive, para auxiliar no trabalho de investigação policial”, explicou Rangel.

O empréstimo dos recursos para viabilizar o projeto precisa ser autorizado pela Câmara de Vereadores e, depois, submetido à análise das equipes técnicas do BRDE. 

Presenças

Participaram da solenidade de assinatura do documento o coronel da PM Antonio Zanatta Neto, representando o comando-geral da Polícia Militar do Paraná; o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; o diretor de Operações do BRDE, João Luiz Agner Regiani; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto; e os vereadores Pier Petruzziello; Bruno Pessutti; Dona Lourdes; Geovane Fernandes; Helio Wirbiski; Mauro Bobato; Mauro Ignácio; Maria Letícia Fagundes; e Julieta Reis.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-da-o-pontape-inicial-para-instalacao-da-muralha-digital-em-curitiba/46703.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …