Procon-JP notifica postos que não disponibilizam calibrador de pneus aos usuários

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor fiscalizou 80 postos de combustíveis da Capital e, destes, 15 foram notificados para que cumpram a Lei Estadual 10816/2016 que prevê a obrigatoriedade de calibrador de pneus nestes estabelecimentos. A inspeção iniciou na semana passada e vai percorrer todos os 102 postos que estão em funcionamento em João Pessoa.

De acordo com a legislação, o equipamento deve estar em perfeitas condições de uso e em local de fácil acesso, sendo disponibilizado de forma gratuita. O secretário Helton Renê explica que todos os postos de combustíveis devem se adequar à legislação. “Os 15 postos notificados terão 30 dias para cumprirem a Lei 10816/2016 e, findo esse prazo, caso não tenham se adequado, sofrerão as sanções administrativas previstas na legislação”, afirmou.

As penalidades previstas para quem não instalar o calibrador de pneus podem vir através de multas de um quarto do salário mínimo vigente no País, com sua cobrança sendo dobrada a cada reincidência, como está especificada na Lei 10816/2016, mas, também, sofrerão as sanções constantes no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Maioria – Helton Renê salienta que a maioria dos postos de combustíveis de João Pessoa já dispõe do calibrador de pneus. “A maioria dispõe do equipamento e alguns poucos precisaram apenas reajustar detalhes, como colocá-lo em local mais acessível ao consumidor. Os estabelecimentos que não dispunham do calibrador foram notificados e devem providenciar o equipamento dentro de 30 dias. É o Procon-JP desempenhando seu papel de órgão fiscalizador e fazendo cumprir a aplicação da legislação em João Pessoa”, disse.

Atendimento do Procon-JP:

Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na Avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá

Telefones: 0800-083-2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046

Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro

 

O post Procon-JP notifica postos que não disponibilizam calibrador de pneus aos usuários apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/procon-jp-notifica-postos-que-nao-disponibilizam-calibrador-de-pneus-aos-usuarios/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …