Relator apresenta parecer sobre unificação das polícias – Câmara Notícias

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em abril deste ano, a Câmara aprovou um projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública. O texto já virou lei

A comissão especial que discute a unificação das polícias civis e militares reúne-se nesta quarta-feira (4) para votar o parecer do relator, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).

O texto ainda não foi divulgado, mas em maio o parlamentar adiantou que apresentaria uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com normas genéricas prevendo a unificação das forças policiais. Segundo ele, caberá a cada estado, individualmente, decidir se fará a mudança de imediato ou não.

Tanto a polícia civil quanto a polícia militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública.

Sem consenso
A comissão promoveu diversas audiências regionais para discutir o assunto, mas o tema é polêmico. O coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cepesp) da PUC de Minas Gerais, Luis Flávio Sapori, um dos especialistas ouvidos pela comissão, defendeu a unificação. Desta forma, segundo ele, o Estado economizaria recursos, equipamentos e estruturas.

Já representantes de policiais civis ouvidos pelo colegiado criticaram a proposta. Para o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Jânio Bosco Gandra, a discussão sobre a unificação tira o foco do problema principal: a falta de atenção dos governos com a segurança pública.

O colegiado, que foi criado em 2015, tem até o fim desta legislatura para estudar modelos que unifiquem a atuação dos cerca de 425 mil policiais militares e 117 mil policiais civis.

A reunião está marcada para as 14h30. O local ainda não foi definido.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Uso de máscara transparente pode se tornar obrigatório para repórteres de TV — Senado Notícias

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos noticiários de …