Ação concentrada faz limpeza de cavas em área na Caximba – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura de Curitiba está realizando mais uma ação de recuperação na Vila 29 de Outubro, área de ocupação da Caximba.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão desde a semana passada recolhendo lixo e resíduos das cavas que existem no local.

“Nós estamos lá há quatro dias e não temos previsão de quando vamos terminar. Este trabalho é o resultado da determinação do prefeito Rafael Greca para que sejam feitas ações permanentes de recuperação da região para melhorar a vida dos moradores”, disse Jadir Silva de Lima, administrador da Regional Tatuquara.

 

Veja mais

 

Segundo ele, existem três cavas grandes resultantes da exploração de areia na região, que acabaram virando de depósito de lixo e entulho. “Nós quase que conseguimos zerar o despejo de entulho na região, que antes era frequente. O problema é que nunca vem só restos de material de construção. As pessoas jogam lixo junto. Teve até caso de desova de lixo hospitalar”, exemplificou Jadir.

Desde dia 26 de junho, as equipes já recolheram 33.640 kg de lixo. Móveis inservíveis, lixo tóxico e isopor são alguns tipos de lixo encontrado pelos 30 trabalhadores que estão atuando lá.

Conscientização

Depois de terminado este trabalho de retirada dos materiais, Jadir disse que a Secretaria do Meio Ambiente vai fazer ações de conscientização da população, a começar pelas escolas e creches do entorno, da importância de não poluir o meio ambiente com lixo.

“Além da coleta de lixo normal, nós vamos disponibilizar duas caçambas para incentivar que o lixo seja depositado no local correto”, explicou.

Histórico
A invasão da Vila 29 de Outubro começou a se formar a partir de 2010. A área total tem 781 mil metros. O nome 29 de Outubro remete ao dia em que as primeiras famílias começaram a ocupar a área, às vésperas da desativação do Aterro Sanitário da Caximba, que fica próximo ao local e deixou de receber lixo em 31 de outubro de 2010. De acordo com estimativas da Regional Tatuquara, cerca de 3 mil famílias habitam a região.

Desde que o prefeito Rafael Greca assumiu, a região passou a receber ações para trazer melhoria da qualidade de vida dos moradores. Já foram realizados mutirões de saúde, com médicos e dentistas, e agora está sendo feita limpeza para evitar o acúmulo de lixo e a evitar a propagação de doenças.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/acao-concentrada-faz-limpeza-de-cavas-em-area-na-caximba/46724.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …