Comissão aprova reforço à prevenção do diabetes — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei (PLC 133/2017), que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Saúde da Pessoa Diabética, com foco em campanhas de conscientização sobre a importância do controle do diabetes mellitus. O texto segue com urgência para o Plenário.

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no organismo. Pesquisa do Ministério da Saúde evidenciou que, entre 2006 e 2016, a prevalência da doença aumentou em 61,8%, passando de 5,5% para 8,9% dos entrevistados. Além disso, segundo dados do SUS, em 2016, aproximadamente 61 mil pacientes morreram em razão da doença.

De acordo com o autor do projeto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), além de contribuir para a prevenção da doença, o projeto ajudará a conscientizar a população sobre a sua gravidade e sobre os benefícios do seu controle clínico.

O relator, Ronaldo Caiado (DEM-GO) concordou e recomendou a aprovação do texto:

“Apesar de sua potencial gravidade, sabe-se que o efetivo controle glicêmico é capaz de evitar que surjam as principais complicações agudas e crônicas da doença, a saber: hipoglicemia, cetoacidose, insuficiência renal crônica, cegueira, insuficiência vascular periférica, amputações de membros inferiores, infarto do agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, apontou o senador em seu relatório.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/04/comissao-aprova-reforco-a-prevencao-do-diabetes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Uso de máscara transparente pode se tornar obrigatório para repórteres de TV — Senado Notícias

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos noticiários de …