Privatização de seis distribuidoras de energia gera embate em Plenário – Câmara Notícias

Partidos de oposição anunciaram obstrução à proposta do governo que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica controladas pela Eletrobras (PL 10332/18).

O objetivo do projeto é resolver pendências jurídicas que podem afastar investidores do leilão e proporcionar atratividade para as empresas, que enfrentam uma série de problemas financeiros e operacionais – estão entre as de pior desempenho do País, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – e que atuam em mercados de menor potencial econômico.

Governo e oposição divergem sobre a proposta. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) criticou a intenção de privatizar as empresas. “Tenho absoluta convicção de que alguma medida pode ser benéfica para as distribuidoras, não fosse o intuito claro de preparar as distribuidoras para privatização. Isso demonstra que não há projeto de desenvolvimento do País, mas de entrega de setores estratégicos”, disse.

Vice-líder do governo, o deputado Beto Mansur (MDB-SP) defendeu a privatização. “Sou a favor que se privatize com preocupação de não entregar o que foi nosso de graça para as empresas, por isso temos de fazer um leilão muito bem feito”, afirmou.

Já o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que as empresas que serão privatizadas estão registrando prejuízos. “Os sindicalistas destas seis distribuidoras já perceberam que ou serão privatizadas ou serão liquidadas. E a liquidação significa que os trabalhadores ficarão sem patrão, sem trabalho e sem emprego”, disse. Ele ressaltou que as empresas – do Norte e do Nordeste – foram mal administradas pelos governos dos estados.

Discussão encerrada
O Plenário da Câmara encerrou a fase de discussão do projeto. O deputado Julio Lopes (PP-RJ) acatou mais uma emenda apresentada em Plenário, incorporando-a ao seu substitutivo à matéria.

As seis distribuidoras que serão colocadas à venda são: Amazonas Energia; Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende Roraima.

Mais informações a seguir

Confira a pauta completa da sessão

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado vota MP que protege investimentos fora do país de volatilidade cambial — Senado Notícias

O Plenário do Senado votará nesta quarta-feira (8), a partir das 16h, a medida provisória …