Inspirada na Copa, escola na Barreirinha faz torneio de futebol – Prefeitura de Curitiba/PR

Cerca de 500 estudantes da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna, na Barreirinha, participam de sua própria copa de futebol, aberta nesta terça-feira (3/7). É a Copinha do Júlia, com futebol para todos os gostos: de quadra, de botão, pebolim, de areia e até futsac. Cada criança escolhe qual vai jogar.

A ideia da copa interna foi da professora de Educação Física Fabíola Paiva, para aproveitar a empolgação dos pequenos com a Copa do Mundo, realizada na Rússia. Nas últimas semanas, os estudantes trabalharam em sala de aula desde alimentação saudável até cuidados com o corpo, o que inclui, naturalmente, os esportes. “Aproveitamos o momento da copa para que os estudantes vivenciassem diferentes possibilidades de brincar e jogar Futebol”, explicou a professora Fabíola.

A abertura do torneio foi realizada nesta terça-feira (3/7), na quadra esportiva da unidade, com a presença da comunidade escolar, pais, estudantes e atletas. Também teve apresentação das ginastas da escola. As partidas seguem até 13 de julho.

Pesquisa

Durante o último trimestre, os estudantes pesquisaram, conheceram e analisaram o futebol de campo, mas não estudaram só essa opção. Futebol de salão, de areia, showbol, futevôlei, futebol de cinco, fut7, futebol de rua, freestyle, futsac, futebol de mesa, de botão, pebolim, entre outros, foram assuntos trabalhados com os meninos e meninas da unidade.

O estudante Pedro Ferreira da Luz, 9 anos, conta que futebol não é um dos seus esportes preferidos, mas durante as aulas aprendeu que há futebol para todos os gostos “Quem não gosta de futebol de salão, por exemplo, poderá brincar com outra modalidade, como o que parece uma apresentação artística, que é o freestyle”, disse o garoto.

Depois desses estudos, foi organizada a Copinha do Júlia, para que os estudantes vivenciem o que estudaram na teoria.  “Valores como o jogo limpo, respeito ao próximo, amizade e excelência são essenciais para quem quer ser um atleta”, ressaltou a estudante Ana Carolina Bigetti, de 9 anos.

Inspiração

Uma das maneiras de se divertir com o futebol é por meio do freestyle, que exige habilidades específicas para fazer malabarismos com a bola. Para demonstrar a prática, o professor Saimon Avelino, do Instituto Futebol de Rua, fez uma apresentação para as crianças, durante a abertura da Copinha.

“Achei impressionante a habilidade do Saimon, ele é incrível”, disse Nicolas Paixão, de 8 anos.

O atleta Mario Augusto Fontoura Júnior, o Pinduca, capitão da seleção brasileira e capitão do Atlético Fut 7, também participou do evento e contou um pouco da sua trajetória como atleta. “Comecei muito cedo e para isso precisei de dedicação, compromisso e muito estudo. Vocês devem aproveitar ao máximo o que a escola tem a oferecer pelo esporte”, afirmou o atleta.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/inspirada-na-copa-escola-na-barreirinha-faz-torneio-de-futebol/46721.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …