Câmara aprova outorga ao tenente-coronel Voigt do título de patrono do controle de tráfego aéreo – Câmara Notícias

Câmara aprova outorga ao tenente-coronel Voigt do título de patrono do controle de tráfego aéreo

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Daniel Vilela apresentou parecer pela constitucionalidade da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 8678/17, do Poder Executivo, que outorga o título de Patrono do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica ao tenente-coronel Aldo Augusto Voigt. O relator, deputado Daniel Vilela (MDB-GO), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto.

O texto havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Cultura. Como tramitava em caráter conclusivo, está aprovado pela Câmara e seguirá agora para o Senado, a menos que haja recurso para análise no Plenário.

O projeto traz na exposição de motivos uma biografia de Voigt (1942-2001) a fim de justificar a homenagem. Catarinense, ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1959 e foi declarado aspirante a oficial especialista em controle de tráfego aéreo em 1969.

Em 1974, foi transferido de Pirassununga (SP) para Brasília para a Comissão de Implantação do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cisdacta). No ano seguinte, tornou-se chefe do Centro de Controle de Tráfego Aéreo (CCTA) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I, Brasília).

Foi decisivo no processo de migração dos centros de controle de área convencionais do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília para as novas instalações do Cindacta I. Foi ainda qualificado como operador de radar de centros de controle de área em 1978, tendo sido o primeiro controlador de radar de rota qualificado no Brasil.

Também reformulou e modernizou, como chefe, o curso de formação de oficiais especialistas em tráfego aéreo da Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, em Curitiba, participando da implantação do Cindacta II na cidade em 1983.

Foi promovido a tenente-coronel em 1985 e, mesmo na reserva, continuou a contribuir em sua área de atuação.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …